NOVA DIRETRIZ LATINOAMERICANA PARA ASMA GRAVE: FAÇA O DOWNLOAD

Data de Publicação: 30/09/2020


NOVA DIRETRIZ LATINOAMERICANA PARA ASMA GRAVE: FAÇA O DOWNLOAD

A asma é um problema de saúde global, com cerca de 300 milhões de pessoas afetadas e a gravidade de seus diferentes fenótipos clínicos contribuem para que a doença tenha um impacto muito importante nos sistemas de saúde de todos os países do mundo.

A asma grave é uma entidade que aumenta o risco de exacerbações graves e a incidência de eventos adversos associados ao tratamento, com prejuízo da qualidade de vida dos pacientes. Na América Latina, cerca de 31% dos pacientes asmáticos não são controlados de forma satisfatória em centros especializados e uma proporção significativa é classificada como portadora da forma grave da doença.

O Guia de Prática Clínica (GPC) foi elaborado por iniciativa da Associação Latino-Americana do Tórax (ALAT) em colaboração com a Agência Ibero-americana para o Desenvolvimento e Avaliação de Tecnologias em Saúde. O documento estabelece recomendações baseadas nas melhores evidências disponíveis e foi  acordado por um grupo de especialistas representando a maioria dos países latino-americanos e sociedades médicas locais. 

Esse novo documento fornece recomendações para classificação dos pacientes asmáticos graves, propõe testes diagnósticos para melhor fenotipá-los e recomenda o tratamento farmacológico com base nas melhores evidências disponíveis no momento.

Para fazer o download do documento, vá até a nossa Central de Downloads, clique aqui.

 



Siga-Nos



Pneumologia

Artigos que contam a história da pneumologia.