AJUDE A MELHORAR O TRATAMENTO DA DPOC PELO SUS: PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA Nº52

Data de Publicação: 12/10/2020


AJUDE A MELHORAR O TRATAMENTO DA DPOC PELO SUS: PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA Nº52

Está aberta até o dia 19/10 a Consulta Pública nº 52 na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que busca opiniões sobre a Proposta de incorporação dos broncodilatadores antagonistas muscarínicos de longa ação (LAMA) + agonistas beta2-adrenérgicos de ação longa (LABA) para o tratamento de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) no SUS. Quem convive com a DPOC merece ter acesso ao tratamento mais adequado e personalizado para seu perfil e a sua opinião médica é crucial nesta decisão.

A DPOC é uma condição que causa cerca de 40 mil mortes ao ano no Brasil, segundo o DataSUS¹. Além disso, o paciente com DPOC enfrenta desafios para obter o diagnóstico adequado: 50% já estão em estágio moderado quando descobrem a doença.

A quase totalidade dos medicamentos utilizados para DPOC é por via inalatória. No entanto, nem todo paciente com DPOC responde a determinado tratamento da mesma forma e até metade dos doentes apresentam capacidade inspiratória prejudicada. Por isso é importante termos disponíveis as diversas drogas e todos os tipos de dispositivos inalatórios, não apenas aqueles em pó seco, que demandam maior esforço inspiratório. Dispositivos em névoa, como o Respimat, e em spray não necessitam de alto fluxo inspiratório para ativação para a sua utilização e são adequados para todos os tipos de pacientes, incluindo aqueles mais graves.

Padronizar a opção terapêutica, considerando apenas o preço, é deixar de lado o fato de que existem diferentes casos de DPOC, com níveis variados de gravidade e exacerbação, com respostas terapêuticas diversas.

É importante que todos os médicos contribuam neste importante momento, quando podemos fazer a diferença e ofertar melhores tratamentos pelo SUS para nossos pacientes com DPOC. Contribua com Consulta Pública nº 52, acesse aqui para deixar a sua opinião.

1-DATASUS. Bronquite crônica causa 40 mil mortes a cada ano, revela dados do DATASUS. [Homepage na internet]. Disponível em: http://datasus.saude.gov.br/noticias/atualizacoes/564-bronquite-cronica-causa-40-mil-mortes-a-cada-ano-revela-dados-do-datasus [acesso em 18 fev 2019].

(MG)



Siga-Nos



Pneumologia

Artigos que contam a história da pneumologia.