ENTENDA POR QUE A VARIANTE INDIANA DO CORONAVÍRUS É MAIS PERIGOSA

Data de Publicação: 19/06/2021


ENTENDA POR QUE A VARIANTE INDIANA DO CORONAVÍRUS É MAIS PERIGOSA
Em epidemiologia, R0 é a capacidade de contágio/transmissão de um micro-organismo. Quando R0>1 significa que o número de pessoas infectadas crescerá exponencialmente e, dessa forma, haverá uma epidemia. 
 
O R0 do Sars-Cov-2 inicial originário de Wuhan era de 2.4 - 2.6. O coronavírus causador da primeira onda na Europa já possuía um R0=3. O R0 da variante B117 (ou Alfa, da Inglaterra - GB) variou de 4 a 5. A variante B16172 (delta, ou da Índia - IN) possui R0=8, o que indica que ela é:
  • pelo menos 50% mais  transmissível que a variante alfa (🇬🇧).
  • está causando mais doenças em crianças e em outras subpopulações não vacinadas ou vacinadas apenas com a 1ª dose na Índia, na Inglaterra, nos EUA e na Europa.
  • possui também potencial para causar Covid longa em crianças e gerar sequelas graves nessa população.
Esses dados constituem em um sinal de alerta para todo o mundo e o Brasil em particular, pois estamos com apenas 12% da nossa população com 2 doses completas. Isso gera a necessidade de proteger adolescentes, crianças e aqueles ainda não vacinados com a adoção disciplinada das medidas de segurança tais como o uso de máscaras faciais, distanciamento e tomar as duas doses da vacina contra a COVID19.
 
 
 
Colaboração: Dr. Marcos Nascimento (@pulmaosa)


Siga-Nos



Pneumologia

Artigos que contam a história da pneumologia.