VACINA CONTRA A COVID DA AZ-FIOCRUZ É CONTRAINDICADA EM PESSOAS COM HISTÓRIA DE TROMBOEMBOLIA E TROMBOCITOPENIA

Data de Publicação: 02/07/2021


VACINA CONTRA A COVID DA AZ-FIOCRUZ É CONTRAINDICADA EM PESSOAS COM HISTÓRIA DE TROMBOEMBOLIA E TROMBOCITOPENIA
A AstraZeneca divulgou uma atualização na bula da Vacina COVID-19 (recombinante) - (AstraZeneca/ Fiocruz) com alertas a respeito de fenômenos tromboembólicos e contraindicação para o seu uso em indivíduos com histórico de Síndrome de Trombose e Trombocitopenia (STT).
 
A Vacina da AstraZeneca/ Fiocruz é indicada para imunização ativa para prevenir a COVID-19 causado pelo SARS-CoV-2 em indivíduos com 18 anos de idade ou mais. Uma combinação de trombose e trombocitopenia, em alguns casos acompanhada de hemorragia, foi observada muito raramente após a vacinação com Vacina AstraZeneca/Fiocruz. Isso inclui casos graves de trombose venosa, incluindo locais incomuns, como trombose do seio venoso cerebral e trombose de veias esplâncnica, bem como trombose arterial, concomitante com trombocitopenia. A maioria desses casos ocorreu nas primeiras duas semanas após a vacinação.
 
Os profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas de tromboembolismo e trombocitopenia. A empresa alerta que os indivíduos com diagnóstico de trombocitopenia durante o 4o ao 30o dia posteriores à vacinação com a Vacina AstraZeneca/Fiocruz devem ser orientados quanto aos sinais de trombose. 
 
Aqueles com diagnóstico de trombose durante o 4º ao 30º dia posteriores a essa vacinação devem ser investigados quanto a trombocitopenia.
 
Os vacinados devem ser instruídos a procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sintomas como falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor nas pernas ou dor abdominal persistente após a vacinação. Além disso, qualquer pessoa que apresentar cefaleia de forte intensidade e progressiva ou sintomas neurológicos persistentes e/ou atípicos (em especial entre o 4o e 30o dia), incluindo visão turva, confusão, convulsões ou sinais de hipertensão intracraniana após a vacinação. Petéquias, hematomas ou outras manifestações hemorrágicas fora do local da vacinação também são sinais de que se deve procurar atendimento médico imediato.
 
Para ler artigos sobre a Covid 19, acesse a nossa Central de Downloads.
 
Para ver imagens das fases evolutivas da Covid19 nos pulmões, clique aqui.
 
Fonte: Equipe de Informações Médicas e Farmacovigilância da AstraZeneca
 
(MG)


Siga-Nos



Pneumologia

Artigos que contam a história da pneumologia.