PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

CIRURGIAS ELETIVAS DEVEM SER REALIZADAS SOMENTE APÓS 7 SEMANAS DA COVID-19

Data de Publicação: 21/04/2021

CIRURGIAS ELETIVAS DEVEM SER REALIZADAS SOMENTE APÓS 7 SEMANAS DA COVID-19

A morbidade e a mortalidade perioperatória estão aumentadas em pacientes com COVID-19. O momento ideal para se realizar cirurgia eletiva após contrair a infecção pelo novo coronavírus não está ainda claro e um estudo prospectivo procurou encontrar essa resposta.

Em um estudo prospectivo internacional com mais de 140.000 pacientes submetidos a cirurgia eletiva ou de emergência em outubro de 2020 (>3.100 com COVID-19 no pré-operatório), os pacientes com COVID-19 que foram submetidos a cirurgia com menos de 7 semanas a partir do diagnóstico da infecção viral tiveram mortalidade em 30 dias de três a quatro vezes maior em comparação com pacientes não infectados. O risco de mortalidade retornou ao valor basal quando a cirurgia foi realizada com 7 ou mais semanas após o diagnóstico, exceto em pacientes que persistiram com sintomas contínuos de COVID-19. Idealmente, a cirurgia eletiva deve ser adiada até que o paciente esteja assintomático e tenha recuperado o estado cardiopulmonar basal, levando em consideração os riscos de se adiar a cirurgia.

 
FONTE: COVIDSurg Collaborative, GlobalSurg Collaborative. Timing of surgery following SARS-CoV-2 infection: an international prospective cohort study. Anaesthesia 2021.
 
(MG)

Compartilhe: