REVISÃO DA ERS SOBRE EMBOLIA PULMONAR CRÔNICA: FAÇA O DOWNLOAD
Data de Publicação: 29/06/2021

A hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC) é uma complicação rara da embolia pulmonar aguda, seja sintomática ou não. A oclusão das artérias pulmonares proximais por material fibrótico intravascular, em combinação com uma microvasculopatia secundária de pequenos vasos, leva ao aumento da resistência vascular pulmonar e à insuficiência cardíaca direita progressiva. O mecanismo responsável pela transformação dos coágulos vermelhos em restos de material fibrótico ainda não foi elucidado.
Em pacientes com HPTEC, o diagnóstico é suspeitado quando uma cintilografia pulmonar de ventilação / perfusão mostra defeitos de perfusão incompatíveis e é confirmado por cateterismo cardíaco direito e por imagem vascular. Hoje, além da anticoagulação vitalícia, as modalidades de tratamento incluem a cirurgia.
A European Respiratory Society (ERS), juntamente com a International CTEPH Association and the European Reference Network-Lung publicaram essa revisão da literatura e da prática atual relativa ao diagnóstico e tratamento da HPTEC. O documento abrange as definições, diagnóstico, epidemiologia, acompanhamento após embolia pulmonar aguda, fisiopatologia, tratamento por endarterectomia pulmonar, angioplastia pulmonar por balão, drogas, reabilitação e novas linhas de pesquisa em CTEPH.
Fonte: Delcroix M et al. Eur Respir J 2021; 57: 2002828
(MG)