
A Legionella pneumophila é uma bactéria ubiquitária e saprófita da água, não fermentadora da lactose. A Legionella é comumente denominada por patógeno atípico nos casos de pneumonia adquirida na comunidade (PAC) e pode levar a formas graves da doença, como neste caso.
Nesta radiografia observam-se opacidades difusas bilaterais poupando apenas o lobo inferior esquerdo. A pneumonia pela Legionella habitualmente associa-se a exposição prévia a ambientes com ar condicionado central.
A Legionella foi identificada pela primeira vez durante a convenção anual da 58.a Legião Americana, em 1976, realizada no Hotel Bellevue-Stratford, na Filadélfia. O termo Legionelose refere-se a duas síndromes diferentes: Febre de Pontiac (processo agudo, autolimitado em 48 horas e caracterizado por febre, mialgias, poliartrialgias, náuseas e vômitos e que não necessita de tratamento antibiótico) e a Pneumonia por Legionella.
A identificação do antígeno solúvel na urina de Legionella é atualmente a prova mais sensível e específica, sendo útil só para o sorogrupo 1 da Legionella pneumophila, que é responsável por 70 das infecções. Chaves: Doença do Legionário; pneumonia atípica.
*****
Legionella pneumophila is commonly called by atypical pathogen in cases of community-acquired pneumonia (CAP) and can lead to severe illnessand can lead to severe forms of the disease, as in this case.
In this radiograph are observed bilateral diffuse opacities sparing only the left lower lobe. The Legionella pneumonia usually associated with previous exposure to environments with central air conditioning.
Keys: Legionnaire s disease, atypical pneumonia.
DEIXE SEU COMENTÁRIO