Data de Publicação: 27/05/2021

Indivíduos com câncer ativo têm um estado de hipercoagulabilidade que os coloca em risco aumentado de tromboembolismo venoso (TEV), e o risco aumenta ainda mais com a hospitalização.
Uma nova meta-análise abordou a duração ideal da profilaxia de TEV em indivíduos hospitalizados com câncer. O estudo incluiu quatro ensaios clínicos randomizados comparando a tromboprofilaxia de duração estendida com a de duração padrão na população em geral e avaliou os resultados em mais de 3600 indivíduos com câncer ativo ou histórico de câncer.
O risco de TEV não foi substancialmente menor nos pacientes com profilaxia estendida, mas o risco de sangramento foi aproximadamente duas vezes maior. Esses resultados apoiam a prática do uso de tromboprofilaxia de duração padrão durante a hospitalização na maioria dos pacientes com câncer.
Clique aqui para ver imagens de tromboembolismo pulmonar.
Vá até a nossa Central de Downloads para baixar diretrizes sobre anticoagulação.
FONTE: Osataphan S, Patell R, Chiasakul T, et al. Extended thromboprophylaxis for medically ill patients with cancer: a systemic review and meta-analysis. Blood Adv 2021; 5:2055.
(MG)