APROVADO NOVO ANTICORPO MONOCLONAL PARA O TRATAMENTO DA ASMA
Data de Publicação: 29/12/2015

A FDA, órgão regulador dos EUA, aprovou no final do ano o mepolizumab (Nucala) para o tratamento de manutenção da asma em pacientes acima dos 12 anos de idade. O mepolizumab, desenvolvido pela GSK, deve ser utilizado para pacientes que têm uma história de exacerbações graves apesar de receberem seus medicamentos rotineiros para asma.
A droga deve ser administrado uma vez a cada quatro semanas por injeção subcutânea na parte superior do braço, coxa ou abdômen. O mepolizumab é um anticorpo monoclonal humanizado antagonista da interleucina-5 (foto) produzido por tecnologia de DNA recombinante em células de ovário de hamster chinês. Nucala reduz os ataques de asma grave por reduzir os níveis de eosinófilos no sangue.
Os efeitos secundários mais comuns do Nucala incluem cefaleia, reações no local da injeção (dor, vermelhidão, inchaço, coceira ou sensação de queimação local), dor nas costas e fadiga. Reações de hipersensibilidade podem ocorrer dentro de horas ou dias após a administração, tais como edema da face, boca e língua; desmaios, tonturas, vertigens, urticária, problemas respiratórios e erupção cutânea. Infecções por herpes zoster ocorreram em doentes que receberam o mepolizumab.
O Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos já havia recomendado em setembro de 2015 a aprovação do mepolizumab como tratamento adicional de manutenção do tratamento da asma eosinofílica refratária grave em adultos. No final de 2015, painel de especialistas da FDA deu parecer favorável à aprovação de outra droga para o tratamento da asma grave em adultos, o reslizumab.
Para conhecer também essa nova droga, clique aqui.
FONTE: FDA-USA Food and Drug Administration. Press announcement.