PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

AZITROMICINA PODE REDUZIR EXACERBAÇÕES EM DPOC

Data de Publicação: 06/06/2013

AZITROMICINA PODE REDUZIR EXACERBAÇÕES EM DPOC
Estudo do Dr. Fernando Martinez (Univ. Michigan), apresentado e publicado como um "abstract" na ATS-2013, demonstrou que o tratamento com azitromicina em longo prazo para doentes com DPOC pode prolongar o tempo para uma nova exacerbação. O tempo para a próxima hospitalização respiratória após a primeira internação foi significativamente maior em pacientes tratados com azitromicina 250mg/dia por um ano versus aqueles que receberam placebo (HR 0,58, 95% CI 0,34-0,99).

O estudo demonstrou que aos 40 dias, cerca de 90% dos pacientes tinham evitado a reinternação em ambos os grupos; depois de 200 dias, cerca de 80% dos doentes tratados com azitromicina estavam livres de nova hospitalização em comparação com cerca 60% daqueles que receberam placebo. Todos os pacientes que participaram do estudo tinham experimentado ou uma exacerbação aguda de DPOC nos 12 meses anteriores ou usavam oxigênio suplementar no momento da inclusão.

Deve-se salientar que os resultados fornecem a base para um estudo prospectivo de terapia contínua com azitromicina no período imediato pós-alta para determinar se a droga ajuda a prolongar o tempo para a próxima hospitalização. Essa é uma hipótese que ainda precisa ser testada (Martinez F, et al. Abstract 40862).

Veja imagens de DPOC no PneumoImagem, clicando aqui.

Compartilhe: