PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

ESTUDO LEVANTA POLÊMICA AO SUGERIR QUE O NNT PARA EXACERBAÇÕES E PNEUMONIA NO ESTUDO TORCH FOI CALCULADO INCORRETAMENTE

Data de Publicação: 11/06/2013

ESTUDO LEVANTA POLÊMICA AO SUGERIR QUE O NNT PARA EXACERBAÇÕES E PNEUMONIA NO ESTUDO TORCH FOI CALCULADO INCORRETAMENTEVários estudos recentes em DPOC avaliaram a eficácia da combinação fluticasona-salmeterol na prevenção de exacerbações da doença e encontraram um aumento do risco de pneumonia. O número necessário para tratar (NNT) é uma medida simples de avaliar o risco-benefício do tratamento, mas seu cálculo envolvendo desfechos repetidos, como exacerbações da DPOC, tem sido incorreto segundo estudo publicado no Thorax.

Os autores revisaram a definição fundamental do NNT e quantificaram isso para situações com diferentes tempos de seguimento. Com isso, mostraram a sua imprecisão, descreveram o seu uso mais apropriado e forneceram uma fórmula aproximada para sua aplicação para situações de eventos repetidos (ex.: exacerbações).

O estudo concluiu que a avaliação de um ano da combinação fluticasona-salmeterol versus salmeterol usou a abordagem baseada em eventos incorreta para calcular o NNT. Originalmente, dois pacientes precisariam ser tratados por um ano para se evitar uma exacerbação da DPOC; os resultados de cálculo adequados mostram um NNT de 14. Em contraste, 20 pacientes precisam ser tratados para induzir a um caso de pneumonia. Para o estudo TORCH, o NNT seria de 44 pacientes tratados por 3 anos com fluticasona-salmeterol versus salmeterol para se evitar uma exacerbação e 16 pacientes tratados para induzir um caso de pneumonia (Thorax. 2013;68(6):540-543).

Veja imagens de DPOC clicando aqui.

Compartilhe: