PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

DIRETRIZ PARA O MANEJO DO DERRAME PLEURAL MALIGNO: FAÇA O DOWNLOAD

Data de Publicação: 31/08/2018

DIRETRIZ PARA O MANEJO DO DERRAME PLEURAL MALIGNO: FAÇA O DOWNLOADOs derrames pleurais malignos (DPM) são situações comuns tratadas tanto por pneumologistas como por cirurgiões torácicos. Nos últimos anos, vários ensaios clínicos randomizados foram publicados e mudaram o panorama da gestão do DPM. A European Respiratory Society (ERS) e a European Association for Cardio-Thoracic Surgery (EACTS) estabeleceram uma colaboração multidisciplinar de clínicos com experiência no manejo do DPM com o objetivo de produzir uma revisão abrangente da literatura científica.

Seis áreas de interesse foram identificadas e o documento inclui respostas às seguintes perguntas de relevância clínica:

1. Qual é o melhor tratamento definitivo para pacientes com derrame pleural maligno sintomático?
2. Qual é o melhor manejo em derrame pleural maligno com pulmão encarcerado?
3. Como se deve manejar o derrame pleural maligno septado e loculado?
4. Quais fatores predizem o prognóstico no derrame pleural maligno?
5. Os pacientes com derrame pleural maligno e neoplasia sensível ao tratamento oncológico devem receber tratamento antes do manejo definitivo do derrame pleural maligno? Caso sim, em quais neoplasias?
6. Para a determinação do tratamento para derrame pleural maligno, sempre se requer um diagnóstico histológico ou o resultado da citologia é suficiente?

Como um resumo das recomendações, a literatura revelou que a pleurodese com talco e os cateteres pleurais efetivamente gerenciam os sintomas do DPM. Há evidências limitadas sobre o manejo do pulmão encarcerado ou DPM loculado. O escore LENT foi identificado como uma ferramenta validada para prever a sobrevida no DPM, e o escore prognóstico de Brims demonstrou utilidade no prognóstico de mesotelioma. Não há evidências para apoiar o uso de terapias oncológicas como uma alternativa para a drenagem do DPM; e a literatura apoiou o uso de biópsia de tecido como o padrão ouro para o diagnóstico e planejamento do tratamento.

Para fazer o download do documento, vá até a nossa Central de Downloads. O link está ao final do nosso índice de imagens, ou então clique aqui.

Compartilhe: