Data de Publicação: 11/03/2024
A eficácia da vacina BCG para a tuberculose pulmonar em adultos permanece incerta. Estudo brasileiro acaba de ser publicado no The Lancet Infectious Diseases e visava avaliar o efeito da vacina BCG-Denmark na prevenção da infecção por M. tuberculosis.
Participaram profissionais de saúde brasileiros (com idade ≥18 anos) de três locais no Brasil (Manaus, Campo Grande e Rio de Janeiro), independentemente de terem recebido anteriormente a vacinação BCG.
O teste QuantiFERON-TB Gold (QFT) Plus (Qiagen; Hilden, Alemanha) foi utilizado para avaliações iniciais e de 12 meses de infecção por tuberculose. O resultado primário de eficácia foi a conversão do QFT Plus (≥0,35 UI/mL) 12 meses após a vacinação em participantes que tiveram um resultado basal negativo (<0,35 UI/mL).
Infelizmente não foi observada uma redução significativa no risco de conversão inicial do QFT Plus. Segundo segundo o Dr. Julio Croda, um dos autores do estudo juntamente com Dra Margareth Dalcolmo e outros pesquisadores, os resultados sublinham a necessidade de mais pesquisas em populações de alto risco.
Clique aqui acessar o link para o artigo original pela nossa Central de Downloads.