EFICÁCIA DA VACINAÇÃO PARA GRIPE NOS EUA, TEMPORADA 2012/13
Data de Publicação: 02/03/2013

Relatório do CDC publicado esta semana indicou que a vacinação contra a gripe na temporada 2012-2013 reduziu pela metade o risco de visitas médicas a partir do vírus influenza A (H3N2) e em 2/3 o pelo vírus influenza B nos EUA. Os resultados sugerem que a vacina contra a gripe 2012-2013 tem eficácia moderada para a maioria dos grupos etários contra o vírus da gripe em circulação. A única exceção a esta eficácia foi entre as pessoas acima de 65 anos contra o vírus influenza A (H3N2), que ficou em apenas 9%.
A vacinação contra a gripe, mesmo com uma eficácia moderada de cerca de 60%, demonstrou que também reduz as doenças relacionadas com a gripe, a utilização de antibióticos, o tempo de trabalho perdido, as hospitalizações e as mortes.
IDOSOS DEVEM SER VACINADOS MESMO COM MENOR RESPOSTA IMUNOLÓGICA
Envelhecimento e doenças crônicas diminuem a capacidade do corpo para montar uma resposta imunitária protetora após a vacinação contra a gripe, o que pode resultar em níveis mais baixos de eficácia da vacina (VE) em algumas pessoas mais velhas. Em geral, quando os resultados da VE são estratificados por idade, a vacina contra a gripe parece funcionar menos bem em pessoas de 65 anos ou mais. No entanto, nesta faixa etária há maior risco de complicações associadas à gripe e isso representa cerca de 65% das hospitalizações relacionadas à gripe a cada ano e cerca de 90% de mortes relacionadas à gripe
Apesar de as vacinas contra a gripe funcionarem menos em pessoas acima de 65 anos, os idosos devem ser vacinados em períodos de maior incidência da doença. Há estudos atuais do CDC demonstrando que a vacina previne visitas ambulatoriais e à Emergência devido à infecção da gripe, diminui a gravidade da doença e as taxas de hospitalização. Há outros estudos que mostram que a vacinação contra a gripe evita um número significativo de internações e mortes. Bombeiro et al. (2009) concluíram que a vacinação impediu 25 mortes/100 mil pessoas acima de 65 anos que foram vacinadas (uma morte foi impedida a cada 4.000 pessoas vacinadas).
É importante lembrar que o grupo de idosos com mais de 65 anos é heterogêneo pois engloba pessoas saudáveis e ativas, com diferentes sistemas de resposta imunológica, bem como indivíduos que têm condições médicas subjacentes que podem enfraquecer seu sistema imunológico. Ao se avaliar os benefícios da vacinação contra a gripe, é importante olhar para um quadro mais amplo do que apenas uma constatação estudo pode apresentar.
A vacinação é importante para as pessoas acima de 65 anos, que são especialmente vulneráveis a doenças graves e morte, apesar do fato de a vacina poder não funcionar tão bem neste grupo etário (http://www.cdc.gov/flu/about/season/flu-season-2012-2013.htm). Veja imagens de pneumonia por Influenza
clicando aqui.