Data de Publicação: 21/06/2025
por Dr. Mauro Gomes
Pesquisadores apresentaram primeiros resultados em humanos do uso de scaffolds brônquicos — estruturas implantáveis que mantêm as vias aéreas abertas — como nova alternativa para o tratamento de pacientes com DPOC grave e aprisionamento aéreo.
A redução de volume pulmonar por broncoscopia com válvulas endobrônquicas já é utilizada em casos selecionados de enfisema avançado, mas apresenta limitações: nem todos os pacientes são elegíveis ao procedimento e o risco de pneumotórax é elevado.
Nesse novo estudo, os scaffolds se destacam por uma abordagem diferente. Trata-se de estruturas flexíveis, implantadas por broncoscopia, que funcionam como suportes internos para manter abertas as vias aéreas, tanto proximais quanto distais. Diferentemente das válvulas, eles não bloqueiam o fluxo aéreo nem causam atelectasia, o que pode reduzir complicações como o pneumotórax. O objetivo é reduzir o aprisionamento aéreo e melhorar a ventilação dos pulmões de forma mais controlada e segura.
Nos dois estudos paralelos de fase inicial, 328 scaffolds foram implantados em 60 pacientes com DPOC grave, todos com volume residual elevado, aprisionamento aéreo e dispneia importante. O procedimento foi realizado em até três segmentos por pulmão.
Os resultados foram promissores: os pacientes apresentaram redução média do volume residual de 830 mL aos três meses e 710 mL aos seis meses após o procedimento. Também houve melhora significativa na qualidade de vida respiratória e nos níveis de dispneia.
Embora os achados sejam animadores, os autores destacam a necessidade de estudos randomizados e seguimento prolongado para confirmar a eficácia e a durabilidade dos benefícios observados.
Clique aqui para ver imagens discutidas sobre enfisema pulmonar.
Fonte: Tana A et al. Airway Scaffolds for Emphysema-related Hyperinflation - Six-Month Results from the BREATHE Trial. Am J Respir Crit Care Med. 2025 May 19. Epub ahead of print. PMID: 40387356.