MANITOL EM PÓ PARA O TRATAMENTO DE BRONQUIECTASIAS
Data de Publicação: 05/11/2013

O manitol em pó é um agente osmótico não-iônico com baixa permeabilidade e que, usado por via inalatória, melhorou o clearence traqueobrônquico em Fibrose Cística, em asmáticos e em indivíduos normais.
Um estudo fase III, randomizado, paralelo, controlado, duplo-cego foi realizado em doentes com bronquiectasias não-fibrocísticas e comparou o uso do manitol em pó – 320mg (n=231) com o placebo (n=112). O pacientes foram acompanhados por 12 semanas, sendo que um subgrupo de doentes (n=82) foi acompanhado por 52 semanas em estudo aberto para avaliar a segurança.
Os resultados apontaram que houve diferença no peso do escarro entre os grupos (p=0,002), menor uso de antibióticos no grupo manitol (37% vs 45%) e sem diferenças com relação à qualidade de vida. No entanto, os resultados foram contaminados pelo maior uso de antibiótico no grupo placebo
Em longo prazo foram observados menos plugues mucosos à TCAR no grupo manitol, adesão alta, bem tolerado e os efeitos adversos foram semelhantes ao placebo.
Veja imagens de bronquiectasias não fibrocísticas no PneumoImagem
clicando aqui.
Fonte: Bilton D. et al. Chest 2013;144(1):215-25.