PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

COMBINAÇÃO COM LABA-LAMA EM UM ÚNICO DISPOSITIVO FUNCIONA MELHOR EM DPOC

Data de Publicação: 04/11/2013

COMBINAÇÃO COM LABA-LAMA EM UM ÚNICO DISPOSITIVO FUNCIONA MELHOR EM DPOCUma combinação com dose fixa de dois agentes com diferentes mecanismos de ação é frequentemente recomendada para melhorar a broncodilatação, a adesão do paciente e custo-efetividade para pacientes com DPOC moderada a muito grave. Estudo randomizado e apresentado no congresso do American College of Chest Physicians-CHEST-, na última semana, demonstrou que a combinação dos broncodilatadores de longa ação formoterol (Foradil Aerolizer) e aclidinium (Tudorza Pressair) em um único inalador, duas vezes por dia, saiu-se melhor do que qualquer uma dessas drogas dadas isoladamente na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O estudo incluiu 1.692 pacientes com DPOC moderada e grave randomizados para aclidinium 400mcg, formoterol 12mcg, a combinação das drogas nessas doses, a combinação com uma menor dose de formoterol (6mcg) ou placebo durante 24 semanas.

A combinação do agonista beta-2 de ação prolongada (LABA-formoterol) e do antagonista muscarínico de longa duração (LAMA-aclidinium) teve um impacto significativamente maior sobre a função pulmonar medida pelo volume expiratório forçado em 1s (FEV1) em comparação com os inaladores com agentes únicos e com o placebo.

Para o objetivo primário, o FEV1 após a dose da manhã foi de 87 mL com a combinação com a menor dose de formoterol e 108 ml maior com a combinação com a dose completa em comparação com o aclidinium sozinho (ambos com P <0,0001), mostrando o efeito aditivo do formoterol. A combinação foi bem tolerada, com uma taxa de eventos adversos de 61% a 64% em comparação com 57% a 62% nos braços da monoterapia e de 55% no grupo do placebo. Essas índices de eventos adversos não foram diferentes do que em outros estudos que pesquisam outros compostos das mesmas classes.

Uma variedade de outros inaladores com combinações de dose fixa estão em desenvolvimento para a DPOC. No mês passado, o estudo SPARK mostrou resultados promissores em reduzir as exacerbações da DPOC em comparação com qualquer agente único utilizando uma combinação LAMA/LABA de glycopyrronium/indacaterol uma vez por dia.

Dose única de um único inalador pode ser mais conveniente, embora alguns doentes possam se beneficiar mais com um regime de duas vezes por dia, pois quando for administrada a segunda dose no ponto de 12 horas, pode ocorrer um impulso adicional da droga. Alguns pacientes mais debilitados, que geralmente usam inaladores de resgate periodicamente ao longo do dia, podem se beneficiar disso, segundo o prof. Andrew Berman, da Rutgers New Jersey Medical School.

Veja imagens de DPOC no PneumoImagem, clicando aqui.

FONTE: D'Urzo A, et al "Efficacy and safety of fixed-dose combination aclidinium bromide/formoterol fumarate in patients with COPD: Results from the AUGMENT COPD trial" Chest 2013; DOI: 10.1378/chest.1780390.

Compartilhe: