METANÁLISE COMPAROU O USO DE CORTICÓIDES INALATÓRIOS DIÁRIOS VERSUS INTERMITENTES EM ASMA
Data de Publicação: 01/07/2013

Os corticosteroides inalatórios (CI) são os pilares do tratamento atual da asma e são habitualmente recomendados para a asma persistente nas crianças e nos adultos. No entanto, os CI são utilizados intermitentemente pelos pacientes em grande parte das vezes.
Metanálise da Fundação Cochrane incluiu ensaios controlados randomizados que compararam os corticóides inalatórios (CI) intermitentes com os CI diários nas crianças e nos adultos com asma persistente. Foram incluídos seis ensaios, sendo quatro pediátricos (dois com crianças em idade pré-escolar e outros dois incluíram crianças em idade escolar) e dois ensaios de grupos paralelos para adultos, com uma duração de entre 12 e 52 semanas. Um total de 1.211 pacientes com asma persistente confirmada ou suspeita foram estudados.
As conclusões apontaram que as estratégias não são igualmente eficazes na redução do uso de corticosteroides orais de resgate e na taxa de eventos adversos graves. A solidez das evidências implica que não se pode assumir atualmente a equivalência entre as duas opções.
Os CI diários foram superiores aos CI intermitentes em vários indicadores de função pulmonar, inflamação das vias aéreas, controle da asma e no uso de medicação de resgate. Ambos os tratamentos são seguros, mas uma supressão modesta do crescimento foi associada à administração diária, em comparação com a intermitente, de budesonida e beclometasona.
Deve-se avaliar cuidadosamente os benefícios e os danos potenciais de cada opção de tratamento, levando em conta os efeitos desconhecidos a longo prazo (mais de um ano) da terapia intermitente no crescimento e a diminuição da função pulmonar (Cochrane Database of Systematic Reviews 2013, 2: CD009611).
Veja imagens de complicações da asma no PneumoImagem,
clicando aqui!