NINTEDANIBE FOI APROVADO PARA NOVA INDICAÇÃO TERAPÊUTICA NO BRASIL
Data de Publicação: 04/12/2019

No último dia 02/12 ocorreu a aprovação regulatória de nintedanibe para o tratamento da doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica (DPI-ES) no Brasil.
O nintedanibe é um medicamento já aprovado no país para o tratamento e retardo da progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI), e em combinação com o docetaxel para o tratamento de pacientes com adenocarcinoma de pulmão localmente avançado, metastático ou recorrente, após primeira linha de quimioterapia à base de platina.
A aprovação dessa nova indicação decorreu do estudo SENSCIS, que avaliou pacientes com DPI-ES e conduzido em 32 países, incluindo o Brasil, que comparou nintedanibe com placebo. Demonstrou-se que a taxa anual de declínio da CVF foi de -52,4mL/ano no grupo nintedanibe e de -93,9mL/ano no grupo placebo, com diferença de 41mL e redução relativa de 44%.
Nintedanibe é um inibidor de tirosina quinase que atua sobre um espectro específico de receptores de tirosina quinases, e não de tirosina quinases, incluindo o receptor do fator de crescimento de fibroblastos (FGFR), fator de crescimento endotelial vascular (VEGFR) e fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGFR), quinases da família Src (Src, Lck e Lyn), e receptor do fator estimulante de colônia 1.
Para ver imagens sobre doença intersticial associada à Esclerose Sistêmica,
clique aqui.
Para assistir ao vídeo sobre Desafios no Diagnóstico e Tratamento da FPI,
clique aqui.
(MG)