Data de Publicação: 16/03/2023
A hipertensão pulmonar (HP) é um distúrbio fisiopatológico que pode envolver múltiplas condições clínicas e estar associada a uma variedade de doenças cardiovasculares e respiratórias. Nos últimos anos foram feitos progressos substanciais na detecção e tratamento da HP e novas evidências foram integradas nessa quarta edição das Diretrizes da European Society of Cardiology (ESC) e da European Respiratory Society (ERS).
Essas novas diretrizes são abrangentes e cobrem todo o espectro da HP, com ênfase no diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial pulmonar (HAP) e hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (CTEPH).
Como novidades dessa nova diretriz, a classificação da HP foi atualizada, incluindo o reposicionamento de pacientes vasorreativos com hipertensão arterial pulmonar idiopática (HAPI) e uma revisão da HP do grupo 5, incluindo o reposicionamento da HP na linfangioleiomiomatose no grupo 3.
Com relação ao diagnóstico de HP, um novo algoritmo foi desenvolvido visando a detecção precoce de HP e a tabela de estratificação de risco foi expandida. As recomendações para o manejo da HP associada à doença cardíaca esquerda (PH-LHD) e à doença pulmonar foram atualizadas, incluindo uma nova definição hemodinâmica de HP grave em pacientes com doença pulmonar.
As recomendações para terapias medicamentosas iniciais foram simplificadas e o algoritmo de tratamento da HAP foi modificado, destacando a importância das comorbidades cardiopulmonares, avaliação de risco tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento e a importância das terapias combinadas.
Você pode acessar o link direto para download dessa nova diretriz na nossa Central de Downloads.
Clique aqui para ver imagens de hipertensão pulmonar no PneumoImagem.
(MG)