Data de Publicação: 24/09/2023
O PneumoImagem é parceiro oficial do World Lung Day desde a sua primeira edição, em 2019, sendo o Dr. Mauro Gomes o seu representante. Neste Dia Mundial do Pulmão (25/9), o Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais (FIRS) e o PNEUMOIMAGEM, apelam aos governos e aos prestadores de cuidados de saúde em todo o mundo para que proporcionem acesso equitativo a serviços preventivos e tratamentos para doenças respiratórias e a vacinas contra a pneumonia, que salvam vidas para crianças.
O tema do Dia Mundial do Pulmão deste ano é “Acesso à prevenção e ao tratamento para todos. Não deixe ninguém para trás”, refletindo o compromisso com a equidade. Esse compromisso é especialmente crucial tendo em conta que 80% das mortes relacionadas com doenças não transmissíveis ocorrem em países de baixo e médio rendimento. Este enorme fardo para a saúde poderia ser evitado através da implementação de intervenções com boa relação custo-eficácia, como a vacinação contra a pneumonia e a melhoria do acesso a serviços preventivos e a medicamentos inalatórios.
“O Dia Mundial do Pulmão de 2023 é uma das melhores oportunidades para aumentar a conscientização global sobre a saúde pulmonar”, afirma o Dr. Mauro Gomes, representante do PNEUMOIMAGEM. “O desafio para a saúde respiratória, especialmente nos países de baixa e média renda, é evidente. Há uma clara falta de igualdade de acesso a medidas preventivas, como a cessação do tabagismo e a terapias inalatórias eficazes para o tratamento da asma e da DPOC.
A igualdade no acesso aos cuidados de saúde é igualmente crucial para as infecções respiratórias, incluindo a tuberculose. Através da igualdade de acesso à detecção precoce, o tratamento pode começar o mais rapidamente possível, reduzindo eficazmente o fardo para a saúde das infecções respiratórias e das doenças respiratórias não transmissíveis.
A FIRS identificou três áreas-alvo principais para combater as desigualdades na luta contra as doenças respiratórias: melhorar o acesso a serviços preventivos e tratamentos para deixar de fumar, expandir o acesso a terapias de inalação e reforçar o acesso a vacinas eficazes contra a pneumonia para crianças. Apesar do progresso global no acesso à vacina contra a pneumonia, 40% das crianças ainda são deixadas para trás.
“Através do Dia Mundial do Pulmão de 2023, a FIRS está determinada a assumir o papel de defender a igualdade de acesso à prevenção e tratamento de doenças respiratórias. Podemos reduzir o fardo global das doenças respiratórias, sem deixar ninguém para trás”, afirmou Dr. Mauro, “mas precisamos de agir agora.”
O Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais (FIRS) é uma organização colaborativa que consiste nas principais sociedades respiratórias internacionais do mundo. Composta por mais de 70.000 membros em todo o mundo, a FIRS dedica-se a promover a saúde pulmonar em escala global.
A FIRS é composta por sociedades respiratórias de prestígio, incluindo o American College of Chest Physicians (CHEST), a American Thoracic Society (ATS), a Asian Pacific Society of Respirology (APSR), a Asociación Latino Americana De Tórax (ALAT), a European Respiratory Society (ERS). ), União Internacional contra a Tuberculose e as Doenças Pulmonares (A União), a Sociedade Torácica Pan-Africana (PATS), a Iniciativa Global para a Asma (GINA) e a Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (GOLD).