PNEUMOCOCO E SEUS SOROTIPOS: ATUALIZAÇÃO EM RESISTÊNCIA BACTERIANA
Data de Publicação: 12/12/2013

O Streptococcus pneumoniae é um importante patógeno causador de infecções respiratórias e doenças invasivas na comunidade. A resistência antimicrobiana em pneumococos rapidamente surgiu em todo o mundo desde os anos 1990 e os países asiáticos têm problemas específicos de alta prevalência de resistência pneumocócica.
Durante as últimas décadas, a resistência antimicrobiana e os sorotipos do Streptococcus pneumoniae foram evoluindo com o uso generalizado de antibióticos, com a propagação de cepas resistentes e com a introdução da vacina conjugada (PCV). A resistência pneumocócica é mais grave em muitos países asiáticos devido ao abuso no uso de antibióticos, à disseminação de clones resistentes e a vacinação PCV não ser amplamente utilizada.
Particularmente, a resistência aos macrolídeos tem aumentado notavelmente em muitas partes do mundo, especialmente entre os asiáticos, onde foi relatada ser maior que 70% entre os isolados clínicos. A resistência à penicilina diminuiu dramaticamente entre os isolados não meníngeos devido às alterações nos pontos de corte, embora a resistência a outros betalactâmicos, tais como a cefuroxima, tenha aumentado.
A multirresistência tornou-se uma grande preocupação no tratamento de doenças pneumocócicas invasivas. Desde a introdução da vacina PCV7 em 2000, a incidência de doenças pneumocócicas já diminuiu consideravelmente com concomitante diminuição da resistência do pneumococo. Após a PCV7, o sorotipo 19A emergiu como uma importante causa de doenças pneumocócicas invasivas, o que também foi associado com o aumento da prevalência de resistência a múltiplas drogas em pneumococos. O aumento no sorotipo 19A foi devido à propagação de clones resistentes ao medicamento em todo o mundo. O uso generalizado da PCV13, que contém seis sorotipos adicionais, entre eles os sorotipos 3, 6A e 19A, pode reduzir a propagação clonal de cepas do sorotipo 19A multirresistente.
Após o surgimento da vacina conjugada PCV13, novas tendências na prevalência de resistência do pneumococo e sorotipos devem ser cuidadosamente monitorizados.
Veja imagens sobre pneumonia por S. pneumoniae no PneumoImagem,
clicando aqui.
FONTE: Expert Rev Resp Med. 2013;7(5):491-498.