Data de Publicação: 18/05/2020

Estudos sobre o manejo das exacerbações da DPOC relatam resultados muito heterogêneos, muitas vezes perdendo ou omitindo aqueles que são importantes ou relevantes para os pacientes. Uma pesquisa conduzida por uma força-tarefa da European Respiratory Society (ERS) visa desenvolver um conjunto de resultados principais para o gerenciamento das exacerbações da DPOC.
Já foram identificados cerca de 50 desfechos em exacerbações da DPOC e o objetivo da pesquisa é priorizar e padronizar um pequeno número dos resultados mais importantes a serem avaliados em todos os futuros ensaios clínicos. Com isso espera-se melhorar a qualidade e a comparação entre os estudos sobre as exacerbações. Isso facilitará a produção de diretrizes de prática clínica de melhor qualidade e melhorará o atendimento dos pacientes
Para isso, a equipe de investigadores principais, composta pelos Dr. Jorgen Vestbo, Alexander Mathioudakis e Jens-Ulrik Jensen, solicitaram ao PneumoImagem ajudar na divulgação dessa pesquisa no Brasil para também colher as opiniões dos médicos brasileiros. O que se pede é que os profissionais de saúde, pacientes e outras partes interessadas apontem quais resultados consideram os mais importantes para a avaliação das exacerbações da DPOC. As respostas dessa pesquisa serão usadas para elaborar um consenso de uma série mínima de desfechos críticos clinicamente relevantes que a ERS recomendará que sejam usados em todos os ensaios futuros que avaliem o gerenciamento das exacerbações da DPOC.
A pesquisa estará aberta até o dia 06 de junho e você poderá participar clicando aqui para acessar a versão em português da pesquisa.