PNEUMOULTRAMICROSCOPICOSSILICOVULCANOCONIOSE
Data de Publicação: 27/04/2015

A palavra do nosso título, de 44 letras, refere-se à doença pulmonar causada pela inalação de cinzas vulcânicas e é a maior conhecida da língua portuguesa registrada em dicionário. A palavra ganhou registro oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.
A palavra Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose não nasceu em português. Foi criada por Everett M. Smith, presidente da National Puzzlers' League, associação americana para amantes de jogos de palavras, para ser a mais longa palavra de língua inglesa. Foi transposta para a nossa língua linearmente, pois havia uma tradução correspondente para cada morfema.
Nos últimos dias o vulcão Calbuco, no Chile, entrou em erupção e as pessoas expostas à inalação das suas cinzas podem desenvolver essa grave doença pulmonar. Até o final de semana as cinzas do vulcão chegaram ao sul do país, atingindo até os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, o fenômeno se parece com nuvens esbranquiçadas e esparsas. Segundo os meteorologistas do instituto, por enquanto não há riscos à saúde ou à aviação porque as nuvens estão bastante altas, a cerca de 10 mil metros de altitude. Os riscos seriam maiores caso as cinzas estivessem em menor altitude.
Para ver imagens de pneumoconioses no PneumoImagem, clique aqui.