REVISÃO SOBRE O USO DE CORTICOIDE INALADO NA CRISE DE ASMA
Data de Publicação: 22/07/2013

Corticoterapia sistêmica é fundamental para o manejo da asma aguda. O uso de corticoides inalados (ICS) também pode ser
benéfico neste cenário.
Revisão da Fundação Cochrane selecionou vinte ensaios, com um de 1403 pacientes, para avaliar a utilização de ICS na emergência para o tratamento da crise de asma. Foram incluídos pacientes tratados com o ICS ou placebo, em adição à terapia padrão.
Os pacientes tratados com ICS tiveram menor chance de serem internados no hospital, o que representou uma redução de 32 para 17 internações por 100 pacientes em comparação com o placebo. Não houve evidência de efeitos adversos do tratamento com CI.
As conclusões da metanálise foram:
1- A terapia com ICS reduziu as internações hospitalares em pacientes com asma aguda que não são tratados com corticosteróides orais ou intravenosos;
2- ICS também podem reduzir as admissões quando eles são usados além dos corticosteróides sistêmicos;
3- Não há evidências suficientes de que a terapia ICS altera de modo importante a função pulmonar quando utilizada em asma aguda, além dos corticosteróides sistémicos;
4- Não há evidências suficientes de que a terapia ICS pode ser usada no lugar dos corticoides sistêmicos no tratamento da crise de asma.
Veja imagens de complicações da crise de asma
clicando aqui.
Fonte: Edmonds ML et al. Early use of inhaled corticosteroids in the emergency department treatment of acute asthma. Cochrane Database of Systematic Reviews 2012, Issue 12. Art. No.: CD002308. DOI: 10.1002/14651858.CD002308.pub2)