PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a históia da pneumologia.

SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D NÃO MELHORA O CONTROLE DA ASMA

Data de Publicação: 28/03/2023

SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D NÃO MELHORA O CONTROLE DA ASMA

 

Metanálise da Cochrane atualizou o papel da vitamina D na redução do risco de exacerbações graves da asma e na melhoria do controle dos sintomas da asma. Foram incluídos estudos duplo-cegos, randomizados e controlados por placebo de vitamina D em crianças e adultos com asma.

Os desfechos primários foram a incidência de exacerbações graves de asma que requerem tratamento com corticosteroides sistêmicos. Os desfechos secundários incluíram a incidência de exacerbações da asma precipitando uma visita ao departamento de emergência ou exigindo internação hospitalar, ou ambos, as pontuações do Asthma Control Test (cACT) ou do Asthma Control Test (ACT) no final do estudo e a % do FEV1 previsto no final do estudo.

A análise revelou que a administração de vitamina D ou seus metabólitos hidroxilados não reduziu ou aumentou a proporção de participantes com uma ou mais exacerbações de asma tratados com corticosteroides sistêmicos. Também não houve efeito da suplementação de vitamina D na taxa de exacerbações que requerem corticosteroides sistêmicos ou o tempo à primeira exacerbação.

Em contraste com os achados da revisão anterior da própria Cochrane sobre esse tópico, essa metanálise não encontrou evidências para apoiar o papel da suplementação de vitamina D ou de seus metabólitos hidroxilados para reduzir o risco de exacerbações da asma ou melhorar o controle da asma.

 

Baixe o artigo original pela nossa Central de Downloads.

Clique aqui para ver imagens de complicações da asma no PneumoImagem.

 

FONTE: Williamson a. ET AL Cochrane Database of Systematic Reviews 2023, Issue 2. Art. No.: CD011511.

 

(MG)


Compartilhe: