TEMPO EXCESSIVO DE USO DE ANTIBIÓTICOS EM PNEUMONIA PODE CAUSAR DANOS
Data de Publicação: 19/10/2019

Várias metanálises mostraram que a antibioticoterapia de curta duração (5 a 7 dias) é tão eficaz quanto a terapia de longa duração para pacientes com pneumonia adquirida na comunidade (PAC). Apesar desses achados, a PAC é um dos diagnósticos mais comuns associados ao uso excessivo de antibióticos.
Em um estudo de coorte que avaliou 6481 pacientes hospitalizados com pneumonia nos Estados Unidos de 2017 a 2018, 67% dos pacientes receberam antibióticos por um período excessivo. Entre os pacientes com PAC, a duração média média do antibiótico foi de 8 dias e a duração média do excesso foi de 2 dias.
Antibióticos prescritos na transição do hospital para o atendimento ambulatorial foram responsáveis pela maior parte do uso excessivo (93,2%). Cursos mais longos de terapia não foram associados a maior sucesso do tratamento; no entanto, os eventos adversos relatados pelo paciente (principalmente diarréia e erupção cutânea) foram 5% maiores a cada dia em excesso de uso de antibióticos.
Este estudo confirma que ciclos mais longos de antibióticos para PAC são mais propensos a causar danos do que benefícios.
Para baixar as novas Recomendações Brasileiras para o Manejo da PAC no Brasil, de 2018, e as Diretrizes americanas de 2019, vá até a nossa
Central de Downloads.
Para saber por que um em cada 4 adultos não responde ao tratamento inicial da PAC,
clique aqui.
FONTE: Vaughn VM, Flanders SA, Snyder A, et al. Excess Antibiotic Treatment Duration and Adverse Events in Patients Hospitalized With Pneumonia: A Multihospital Cohort Study. Ann Intern Med 2019 Aug 6;171(3):153-163.