Data de Publicação: 14/08/2025

- por Dr. Mauro Gomes
Uma ampla revisão publicada no Journal of the American Geriatrics Society revelou que vacinas contra influenza com alta dose, adjuvante ou de tecnologia recombinante oferecem proteção adicional contra hospitalizações em adultos com 65 anos ou mais, quando comparadas às vacinas padrão.
O estudo, conduzido por pesquisadores norte-americanos, analisou 32 trabalhos — incluindo ensaios clínicos e estudos observacionais — envolvendo mais de 71 milhões de pessoas vacinadas entre 1990 e 2023. Nos ensaios randomizados, a proteção relativa das vacinas “aperfeiçoadas” foi de 18% em relação à vacina padrão. Nos estudos observacionais, a redução de risco foi de 11%.
Apesar das diferenças de formulação, não foi encontrada evidência consistente de que uma dessas vacinas seja superior às outras. Para os autores, a principal recomendação prática é garantir que adultos mais velhos recebam qualquer tipo de vacina aprimorada disponível, sem adiar a imunização à espera de uma formulação específica.
Segundo diretrizes do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), essas vacinas são preferencialmente indicadas para a população idosa, que apresenta maior risco de complicações e hospitalizações por gripe.
Você pode ler o estudo completo e fazer o download pela nossa Central de Downloads.
Fonte: Ferdinands JM et. al. J Am Geriatr Soc. 2024 Dec;72(12):3875-3889. doi:10.1111/jgs.19176.