Data de Publicação: 27/01/2020

Patógenos emergentes e reemergentes são desafios globais para a saúde pública. Os coronavírus são vírus de RNA envelopados que são amplamente distribuídos entre humanos, outros mamíferos e aves e causam doenças respiratórias, entéricas, hepáticas e neurológicas. Sabe-se que seis espécies de coronavírus causam doenças humanas. Quatro desses vírus - 229E, OC43, NL63 e HKU1 - são predominantes e geralmente causam sintomas comuns de resfriado em indivíduos imunocompetentes. As duas outras cepas - coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) e coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) - são de origem zoonótica e têm sido associadas a doenças por vezes fatais.
Em dezembro de 2019, um grupo de pacientes com pneumonia de causa desconhecida foi vinculado a um mercado atacadista de frutos do mar em Wuhan, China. Um betacoronavírus previamente desconhecido foi descoberto através do uso de sequenciamento genético em amostras de pacientes com pneumonia. Células epiteliais das vias aéreas humanas foram usadas para isolar um novo coronavírus, chamado 2019-nCoV. Diferente do MERS-CoV e do SARS-CoV, o 2019-nCoV é o sétimo membro da família dos coronavírus que infectam seres humanos. Após relatórios iniciais, parece que o novo 2019-nCoV pode ser menos patogênico que o MERS-CoV e o SARS-CoV.
Até 24 de janeiro de 2020, pelo menos 830 casos haviam sido diagnosticados em nove países: China, Tailândia, Japão, Coréia do Sul, Singapura, Vietnã, Taiwan, Nepal e Estados Unidos. Ocorreram 26 mortes, principalmente em pacientes com doença subjacente grave. Um número crescente de casos parece ter resultado da transmissão de humano para humano.
*****
Atualizado em 26/02/2020
Na data de hoje foi identificado o primeiro caso no Brasil, na cidade de São Paulo, em um brasileiro que retornou de viagem da Itália. Os dados mais recentes apontam para 81.322 casos em todo o mundo, com um total de 2770 mortes.
*****
Para mais detalhes e informações atualizadas sobre a nova epidemia de coronavirus, acesse os dois recentes artigos publicado no New England Journal of Medicine clicando aqui (1), ou clicando aqui (2), ou pela nossa Central de Downloads. A foto que ilustra essa matéria foi retirada da referência 1.
Para acompanhar em tempo real todos os casos notificados no mundo do coronavirus (1019-nCoV), clique aqui.
(Mauro Gomes)