A MAIORIA DOS RADIOLOGISTAS NÃO VIU O GORILA NESTA TOMOGRAFIA
Data de Publicação: 16/03/2013

O prof. Trafton Drew, da Harvard Medical School, começou a visitar as "salas de leitura" onde radiologistas fazem seu trabalho. Durante horas ele os observou, no temor de que eles poderiam facilmente ver nas imagens precocemente aquelas coisas que a Drew eram simplesmente invisíveis. Sua pesquisa constou em testar um grupo de radiologistas avaliando nódulos cancerosos. O objetivo era saber se de alguma forma radiologistas tão bem treinados na busca por nódulos os tornaria imune a erros por desatenção, no caso, um grande gorila cabeludo. “Era de se esperar que, se eles são especialistas, eles notassem que algo incomum estava na tomografia", diz ele.
Prof. Drew tirou uma fotografia de um homem em uma roupa de gorila sacudindo o punho e sobrepôs a imagem em uma série de cortes tomográficos que os radiologistas costumam olhar quando estão à procura de câncer. Ele, então, pediu a um grupo de radiologistas para rever os slides de pulmões para buscar os nódulos cancerosos. Ele queria ver se eles iriam perceber um gorila do tamanho de uma caixa de fósforos olhando com raiva para eles de dentro do slide.
Mas o resultado não foi o esperado. A grande maioria dos radiologistas – 83% - não observou a figura do gorila. Isso não foi porque os olhos dos radiologistas não olharam para o gorila, mas a resposta está na forma como seus cérebros tinham enquadrado o que eles estavam fazendo. Eles estavam procurando por nódulos de câncer, e não gorilas. "Eles olham diretamente para ele, mas porque não estão procurando um gorila, eles não veem que é um gorila", Drew diz. Esse efeito é chamado de "cegueira por desatenção”.
Em outras palavras, o que estamos pensando – ou em que estamos focados - filtra o mundo ao nosso redor de maneira tão agressiva que literalmente molda o que vemos. Então, Drew diz, temos de pensar cuidadosamente sobre as instruções que damos para os pesquisadores profissionais como radiologistas ou pessoas que procuram a atividade terrorista, porque o que nós dissermos a eles para procurar irá determinar, em parte, o que irão ver e não ver.
Leia a matéria completa
clicando aqui. Visite também a página http://www.theinvisiblegorilla.com/videos.html e encontre mais experimentos interessantes sobre o campo da atenção.