PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

ATUALIZAÇÃO SOBRE NOVAS DROGAS EM DPOC: LEIA O RESUMO DESSE IMPORTANTE ARTIGO.

Data de Publicação: 02/05/2014

ATUALIZAÇÃO SOBRE NOVAS DROGAS EM DPOC: LEIA O RESUMO DESSE IMPORTANTE ARTIGO.Por muitos anos tivemos duas combinações de corticóide inalado (ICS) e broncodilatador de longa ação (LABA) no mercado: uma combinação de fluticasona / salmeterol e várias combinações formoterol / budesonida. A percepção da indústria e muitos médicos é que os medicamentos de uso uma vez ao dia são preferíveis a medicação duas vezes ao dia, com melhor aderência por parte dos pacientes. O Medscape publicou hoje um interessante resumo e análise sobre as novas drogas disponíveis e em pesquisa para uso na DPOC, com suas vantagens e desvantagens de utilização. Resumimos aqui os aspectos principais desse artigo.

Há pelo menos cinco novas combinações de medicamentos incluindo LABA e antagonista muscarínico de longa ação (LAMA), um dos quais foi recentemente aprovado pelo FDA (Anoro ™). Estas combinações usam um agente conhecido beta-adrenérgico, como o formoterol ou indacaterol, ou um dos novos beta-agonistas, vilanterol e olodaterol, em combinação fixa com tiotrópio ou um dos novos agentes anticolinérgicos: aclidinium, umeclidinium, ou glycopyrronium.

Estes agentes fornecem uma combinação de classes que não estavam previamente disponíveis. Pelo fato de ambas as classes oferecerem potente broncodilatação de longa duração, o alívio dos sintomas é maior. Eles têm a vantagem adicional de não ter o conteúdo de corticosteróide. Isso os torna preferíveis a uma combinação ICS / LABA, quando o paciente não sofreu quaisquer exacerbações agudas no passado. Entre essas combinações LABA / LAMA, uma variedade de dispositivos inalatórios estão disponíveis e isso vai proporcionar maior flexibilidade na prescrição de tais combinações.

Há também cinco novas combinações ICS / LABA que usam um dos beta-agonistas mencionados acima em combinação com um ICS bem conhecido, geralmente mometasona ou fluticasona. Estas combinações são principalmente de uso uma vez por dia e, assim, oferecem esta vantagem sobre as duas combinações ICS / LABA que temos usado por muitos anos duas vezes ao dia. Uma dessas novas combinações foi aprovada pelo FDA no ano passado (Breo ™ Ellipta ™). Os demais agentes, quando aprovados, irão fornecer uma escolha em novos dispositivos - em pó ou inaladores de dose medida secos, ou como uma solução nebulizada.

O desenvolvimento de combinações triplas que contêm todas as três classes de agentes está em curso, mas a aprovação de qualquer delas ainda levará alguns anos. O principal avanço das novas combinações é oferecer uma posologia de uso de uma vez ao dia, embora isto não seja universalmente visto como uma vantagem. Administração uma vez ao dia, provavelmente, melhora a aderência do paciente. Além disso, uma combinação LAMA / LABA disponível em um primeiro tempo proporciona uma ação potente broncodilatadora sem um componente esteróide.

As diferenças entre as novas moléculas que compõem estas novas combinações e as das duas combinações ICS / LABA já existentes são principalmente em seu início mais rápido de ação e maior duração de ação. Os seus registros de segurança são também semelhantes aos das combinações aprovadas. Cada uma destas novas combinações terá o seu próprio dispositivo e os pacientes terão de ser instruídos no método de administração.

Veja imagens sobre DPOC no PneumoImagem, clique aqui.

Compartilhe: