PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

CONSENSO BRASILEIRO DE DISFAGIA: FAÇA O DOWNLOAD

Data de Publicação: 03/05/2014

CONSENSO BRASILEIRO DE DISFAGIA: FAÇA O DOWNLOADNo Brasil, os dados populacionais demonstram taxas crescentes no percentual da população idosa, além de um aumento ainda maior entre a população acima de 80 anos de idade. Os idosos adoecem
mais e aqueles com mais de 75 anos de idade têm de conviver, em média, com 3,5 doenças crônicas.

Disfagia é uma condição frequentemente associada ao idoso e pode ser definida como qualquer dificuldade na efetiva condução do alimento da boca até o estômago por meio das fases inter-relacionadas, comandadas por um complexo mecanismo neuromotor. É um sintoma que deve ser abordado interdisciplinarmente por médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas e enfermeiros, uma vez que cada profissional contribui de forma interdependente para a melhora do paciente.

A disfagia pode levar à desnutrição e à desidratação por inadequação dietética e em razão da consistência dos alimentos. Na tentativa de se adaptar ao sintoma, o paciente altera a consistência dos alimentos e/ou das preparações acrescentando maior quantidade de água, reduzindo, assim, o valor calórico total.

A disfagia aumenta o risco para uma série de doenças pulmonares, incluindo a pneumonia aspirativa. A avaliação precoce é fundamental para minimizar ou mesmo evitar intercorrências clínicas relacionadas a isso. A prevalência de disfagia também pode aumentar após a internação e os fatores mais associados a isso são a idade, a demência e acidente vascular cerebral (AVC).

A aspiração silente é um achado frequente que pode ocasionar reduzido número de diagnósticos se forem utilizados apenas métodos de baixa sensibilidade, sendo a videofluoroscopia (videodeglutograma) fundamental no diagnóstico. A incidência de disfagia em estudo populacional de acompanhamento de 1 ano com pacientes internados por AVC foi de 76,5% quando avaliados clinicamente.Todavia, esse percentual elevou-se para 91% quando a avaliação foi realizada por videofluoroscopia.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, associada às Sociedades Brasileiras de Fonoaudiologia e Nutrição Parenteral e Enteral elaboraram um consenso que tem como objetivo identificar precocemente os idosos hospitalizados com risco de disfagia e desnutrição, sistematizar a avaliação fonoaudiológica e nutricional e indicar o tratamento adequado, por meio da abordagem interdisciplinar, durante o período de internação e após a alta hospitalar. Faça o download deste material clicando aqui.

Compartilhe: