PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

DESTAQUES DA ATS-2017: MICROBIOMA PULMONAR, A ASMA E A DPOC

Data de Publicação: 22/05/2017

DESTAQUES DA ATS-2017: MICROBIOMA PULMONAR, A ASMA E A DPOCCada vez mais o microbioma pulmonar vem sendo relacionado a doenças pulmonares, o que motivou a ATS a discutir o assunto em uma manhã inteira.

Em crianças com vírus sincicial respiratório, a presença de Lactobacillus na nasofaringe se relacionou com queda na sibilancia aos dois anos de idade. Isso pode sugerir um papel dessa microbiota na gênese da asma em crianças. Estudos recentes também demonstraram que uma dieta rica em fibras se relacionou com menor inflamação da via aérea, melhor função pulmonar, menor eosinofilia do escarro e melhor controle da asma.

A fumaça do cigarro também desregula a flora intestinal em ratos de experimentação por aumentar a abundância de Proteobacteria e Erysipelotrichaceae e isso se relacionou com a gravidade da inflamação pulmonar. O cigarro também reduziu os micróbios probioticos, incluindo os Bacteroides, Bifidobacterium e Lactobacillus em ratos com padrão genético suscetível à DPOC.

Os fatores genéticos relacionados à gênese da DPOC não explicam por completo a gênese da doença e porque alguns fumantes são mais suscetíveis que outros ao desenvolvimento da doença. A hipótese que essas novas descobertas levantam é se o microbioma pulmonar e a flora intestinal dos indivíduos possam também estar relacionados à gênese da doença. Postula-se se a exposição adequada a Proteobacteria e Erysipelotrichaceae no início da vida pode ser protetiva contra a fumaça do cigarro, assim como repovoar o intestino com micróbios residentes e probioticos.

Para ler o que foi falado no último congresso europeu sobre microbioma pulmonar, clique aqui.

Compartilhe: