PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

DESTAQUES DO CHEST 2015: STENTS ENDOBRÔNQUICOS POR IMPRESSÃO EM 3D

Data de Publicação: 09/11/2015

DESTAQUES DO CHEST 2015: STENTS ENDOBRÔNQUICOS POR IMPRESSÃO EM 3DSessão no CHEST 2015 discutiu terapêuticas por broncoscopia para o tratamento de obstrução em via aérea. Stents endobrônquicos são uma modalidade de tratamento para alívio dessa condição, incluindo obstruções por compressão extrínseca. Foram apresentados três casos de colocação de stents endobrônquicos em compressão extrínseca de origem vascular onde o reparo cirúrgico não foi possível, com sucesso.

Na Síndrome de Mounier-Kuhn, situação onde ocorre traqueobroncomegalia acompanhada por bronquiectasias e muita supuração pulmonar, pode ocorrer obstrução de via aérea devido a malácia brônquica. O prof. Jason Stienecker relatou um caso raro dessa síndrome onde as várias tentativas de colocação de stents endobrônquicos falharam, pois o paciente acabou expectorando o dispositivo. A perspectiva futura para esses casos e os de broncomalácia será a impressão em 3D de próteses perfeitamente desenhadas e adaptadas para cada paciente.

Leia sobre o uso de manitol inalado para o tratamento de grandes supurações brônquicas em bronquiectasias no PneumoImagem, clique aqui.

Compartilhe: