PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

DESTAQUES DO ERS2016: HEMORRAGIA ALVEOLAR DIFUSA (HAD)

Data de Publicação: 05/09/2016

DESTAQUES DO ERS2016: HEMORRAGIA ALVEOLAR DIFUSA (HAD)A HAD é uma doença rara, mas muito grave. Os achados típicos à TC de tórax são opacidades bilaterais e difusas em vidro fosco, frequentemente dos ápices até os ângulos costofrênicos. A terça parte dos pacientes não tem hemoptise à apresentação inicial da doença.

O diagnóstico deve incluir a história de exposição a drogas e agressões por inalação, exame clínico especialmente da pele e dos olhos, e parâmetros laboratoriais (ANCAs, anticorpo anti membrana basal glomerular).

O tratamento imunossupressor para indução da remissão (2 a 6 meses) é feito com altas doses de metilprednisolona (um a 3 pulsos) seguido por corticoide diário associado a ciclofosfamida ou rituximab. Plasmaferese pode ser necessária. A terapia imunossupressora de manutenção é feita com azatioprina/metotrexate/rituximab por 12-18 meses.

A realização de ECMO por ser crucial para salvar o doente e ganhar tempo até a imunossupressão fazer efeito. Reconhecimento precoce da doença é necessário para se melhorar o prognóstico.

Clique aqui para ver imagens de hemorragia pulmonar no PneumoImagem.

Compartilhe: