PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

DESTAQUES DO ERS2016: SUPLEMENTAÇÃO DE OXIGÊNIO EM DPOC E OS EFEITOS SOBRE O SNC

Data de Publicação: 07/09/2016

DESTAQUES DO ERS2016: SUPLEMENTAÇÃO DE OXIGÊNIO EM DPOC E OS EFEITOS SOBRE O SNCO Dr. Jose Alberto Neder, da Universidade Federal de São Paulo e da Queen’s University, de Ontario (Canadá), apresentou no ERS2016 interessantes resultados de seus estudos a respeito da hipoxemia, tolerância ao exercício e as repercussões no SNC do paciente com DPOC.

Entre os seus vários resultados comentados, destacamos que o aumento da PaO2 durante o exercício na DPOC pode influenciar a oferta de O2 cerebral, mas o benefício pode ser restrito para aqueles doentes gravemente hipoxêmicos. Uma “super” correção de hipoxemia leve ou moderada por meio de hiperoxia (FiO2=1 - 100% de oxigênio) não melhora a oferta de oxigênio cerebral ou a tolerância ao exercício. A correção de hipoxemia relacionada ao exercício com FiO2=0,4 (40% de oxigênio) melhora a oferta cerebral de oxigênio, mas não traz impacto sobre a tolerância ao exercício.

Ao final, Dr. Neder comentou sobre as várias implicações clínicas que podem ser extraídas dos resultados dos seus estudos:

1- A correção da hipoxemia leve ou moderada ao exercício para os pacientes com DPOC que não preenchem os critérios para o uso de oxigenoterapia prolongada pode melhorar a capacidade do exercício via maior oferta de oxigênio cerebral.

2- Aumentar agudamente a FiO2 por meio de hiperoxia (100% de O2) e reduzir a PaCO2 pode ser deletério para o fluxo cerebral. Portanto, deve-se evitar a correção abrupta da hipercapnia, particularmente se acompanhada por alta FiO2)

3- Há decréscimo na perfusão cerebral especialmente nos pacientes com DPOC e doença cardíaca e, portanto, deve-se evitar hipotensão aguda, hipovolemia ou qualquer outra deterioração hemodinâmica nesses pacientes.

4- Desconhece-se ainda os efeitos das intervenções por drogas (Ex.: broncodilatadores nos doentes hiperinsuflados) ou por ventilação não invasiva+oxigênio sobre a perfusão cerebral dos doentes com DPOC.

Clique aqui para ler sobre os efeitos no desempenho em DPOC com a estimulação elétrica neuromuscular.

Compartilhe: