PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

DESTAQUES DO ERS2016: VITAMINA D PODE REDUZIR AS CRISES DE ASMA

Data de Publicação: 09/09/2016

DESTAQUES DO ERS2016: VITAMINA D PODE REDUZIR AS CRISES DE ASMAVários ensaios clínicos com a suplementação de vitamina D para reduzir o risco de exacerbação da asma e melhorar o controle da doença foram realizados em crianças e adultos, mas faltava uma metanálise restrita aos ensaios randomizados duplo-cegos controlados por placebo estava faltando.

No ERS2016 Adrian R. Martineau e cols., da Universidade Queen Mary, de Londres, apresentaram uma revisão Cochrane de 9 ensaios clínicos para testar a eficácia da vitamina D em diminuir as exacerbações da asma tratadas com corticosteróides sistêmicos.

A análise incluiu sete ensaios clínicos duplo-cegos, randomizados e controlados por placebo de vitamina D compreendendo 435 crianças e 2 ensaios com 658 adultos. A maioria dos participantes dos estudos tinham asma leve a moderada e continuaram tomando a medicação de rotina durante a sua participação nos ensaios, que variaram de 4 a 12 meses.

Os investigadores observaram que a administração de vitamina D reduziu a taxa de exacerbações que requer corticosteróides sistêmicos de 0,44 a 0,28 crises por pessoa por ano. A vitamina D também reduziu o risco de crises que exigem uma visita ao departamento de emergência e / ou hospitalização de 6% para 3%. A vitamina D não teve impacto sobre a função pulmonar ou sintomas diários de asma.

Dr. Martineau enfatizou que ainda não é conhecido se a vitamina D pode diminuir o risco de episódios de asma grave em todos os pacientes ou se este efeito ocorre apenas naqueles com níveis basais baixos de vitamina D. Pesquisas adicionais são necessárias para responder a essa pergunta. Ele também enfatizou que a maioria dos pacientes em análise foram adultos e é necessária mais investigação em pacientes pediátricos. Também não é claro qual o mecanismo pelo qual a vitamina D beneficia pacientes com asma.

Clique aqui para ler o que foi discutido no ERS2016 sobre a associação asma + DPOC (ACOS) e os critérios diagnósticos dessa síndrome.

Compartilhe: