DESTAQUES DO ERS2016: CORTICÓIDES INALADOS PODEM AGRAVAR O CONTROLE GLICÊMICO EM PACIENTES COM DPOC E DIABETES
Data de Publicação: 09/09/2016

Cerca de 20% dos pacientes com DPOC também têm diabetes tipo 2, de acordo com Richard Russell e cols., da Universidade de Oxford, e esses doentes, quando são tratados com corticóides inalados (CI) parecem ter pior controle glicêmico.
O estudo que demonstrou isso utilizou dados de registros de cuidados primários do Reino Unido, que incluiu mais de 11 milhões de pacientes. Foram identificados os pacientes com DPOC e diabetes tipo 2 que receberam uma primeira prescrição de qualquer um CI ou terapia não-CI para a DPOC durante um período recente de 4 anos. Os pacientes foram pareados em uma proporção de 1:1 para a idade, sexo, índice de massa corporal, nível basal de hemoglobina glicada (Hb A1C), gravidade da DPOC, e medicamentos.
O objetivo primário foi a variação da Hb A1C a partir da linha de base em período de 18 meses. Foram incluídos 682 pacientes no grupo de CI, e 682 pacientes do grupo sem CI.
A maioria dos pacientes com prescrição de CI tinham DPOC moderada de acordo com os níveis espirométricos, o que demonstra que uma grande proporção de pacientes recebem terapia com CI contra as recomendações.
Os resultados mostraram que os valores de Hb A1c aumentaram no
CI ao longo do período estudado, com uma alteração média a partir da linha de base de 0,27%, enquanto que os valores permaneceram relativamente inalterados para o grupo não-CI, de 0,12%. Esse aumento foi significativamente maior no grupo CI em comparação com o grupo não-CI (diferença ajustada, 0,16%; P ˂ 0,01).
Os pacientes com altas doses cumulativas de CI no período (˃250 mg) tiveram maiores chances de aumento da Hb A1C e / ou receber medicamento antidiabético adicional em comparação com aqueles cujas doses cumulativas foram inferiores (≤125 mg; odds ratio, 1,49; P = 0,01). De acordo com o Dr. Russell, esta constatação indica um efeito dependente da dose do tratamento com CI.
O pesquisador enfatizou que os riscos e benefícios do tratamento CI em pacientes com DPOC deve ser cuidadosamente considerado, especialmente em pacientes com diabetes tipo 2 confirmados ou em risco da doença.
Clique aqui para ler as principais novidades da atualização de 2016 do documento GOLD para o manejo da DPOC e fazer o download do arquivo.