PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

DIRETRIZ BRASILEIRA SOBRE A INVESTIGAÇÃO DE NÓDULOS PULMONARES: CLIQUE PARA PARTICIPAR

Data de Publicação: 23/11/2016

DIRETRIZ BRASILEIRA SOBRE A INVESTIGAÇÃO DE NÓDULOS PULMONARES: CLIQUE PARA PARTICIPARA Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o Colégio Brasileiro de Radiologia e o American College of Chest Physicians (ACCP) estabeleceram uma parceria para desenvolver diretrizes brasileiras para a investigação de nódulos pulmonares. Para tanto, foi formado um painel multidisciplinar de especialistas que está revisando a literatura internacional e nacional com o objetivo de desenvolver diretrizes mais adequadas à realidade de nosso país.

Pelo fato do Brasil ter dimensões continentais e uma diversidade enorme em relação à prevalência de doenças nas suas regiões geográficas, isso implica em diferentes diagnósticos diferencias, além da diversidade de recursos diagnósticos e terapêuticos. Para isso foi criado um questionário para levantar as principais questões sobre a investigação de nódulos pulmonares e entender melhor os diferentes cenários enfrentados pelos médicos brasileiros e é solicitada a colaboração de todos os médicos.

Essa enquete foi desenvolvida para avaliar as percepções de médicos envolvidos na condução de casos de pacientes com nódulo pulmonar no Brasil (pneumologistas, radiologistas, cirurgiões torácicos e outras especialidades). Ela contém 25 questões e o tempo de preenchimento calculado é de cerca de 10 minutos. Os dados inseridos são anônimos e os pesquisadores solicitam que respondam da forma mais sincera e realista possível, pois tais dados serão críticos para a construção futura das diretrizes brasileiras.

Quanto mais médicos participarem, mais representativa será essa amostragem. Aqueles interessados podem responder a esse curto questionário clicando aqui.

Compartilhe: