ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR MELHORA O DESEMPENHO EM DPOC
Data de Publicação: 29/01/2014

A estimulação elétrica neuromuscular (EENM) melhora o desempenho muscular e tolerância ao exercício na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Em contraste, nenhum estudo avaliou o efeito da EENM em hiperinsuflação dinâmica (HD) em pacientes com DPOC. Estudo brasileiro publicado no Respiratory Medicine investigou o efeito de curto prazo da EENM de alta freqüência sobre a HD em pacientes com DPOC.
Vinte pacientes foram alocados aleatoriamente para a EENM aplicada bilateralmente para os músculos do quadríceps (n=11) por 8 semanas, 5 dias/semana, duas vezes/dia, 45 min/sessão. Nove pacientes participaram do grupo controle (n=09). Todos os pacientes receberam fisioterapia respiratória e exercícios de alongamento. Foram avaliados antes e após a intervenção os seguintes parâmetros: a massa livre de gordura, a função pulmonar, o tempo de tolerância ao exercício (T lim), Teste de caminhada de 6 min (6-MWTD), o fator de necrose tumoral (TNF-α) e os níveis de β-endorfina, a escala de Borg de dispneia e pontuação da perna (BDS e BLS) e qualidade de vida pelo Questionário de St. George (SGRQ).
Comparado com o grupo controle, a EENM aumentoo o FEV1 e a relação FEV1/FVC, 6-MWTD e o Tlim (P<0,01), reduziu o índice de Borg e a pontuação pelo SGRQ (P<0,01). Além disso, as mudanças na T lim foram positivamente correlacionados com melhorias respiratórias no FEV1 (rho = 0,48, P<0,01). A EENM também reduziu o TNF-α aumentou os níveis de β-endorfina, em comparação com o grupo controle (P<0,001).
Em resumo, a EENM por 8 semanas promoveu redução da sensação percebida de dispnéia durante o exercício em pacientes com DPOC. Esta descoberta foi acompanhada por melhorias no FEV1, maior tolerância ao exercício e melhor qualidade de vida. Esses resultados podem ser associados com a função vasodilatadora melhorada e uma redução na resposta inflamatória.
Entre as limitações desse estudo incluem o tamanho limitado da amostra e a falta de medidas pós -intervenção. Revisões sistemáticas anteriores e estudos controlados com maiores tamanhos de amostra já haviam demonstrado esses benefícios da EENM em pacientes com DPOC.
Veja imagens sobre DPOC no PneumoImagem,
clicando aqui.
FONTE: Paulo J.C. Vieira, Adriana M. Güntzel Chiappa, Gerson Cipriano, Daniel Umpierre, Ross Arena, Gaspar R. Chiappa. Respiratory Medicine - 06 January 2014 (10.1016/j.rmed.2013.12.013)