O PROBLEMA DA DENGUE NOS EUA
Data de Publicação: 03/02/2014

A Dengue é comumente considerada como um flagelo tropical, mas a infecção viral transmitida por mosquito está presente nos Estados Unidos e pode ser sub-reconhecida como causa de doença febril aguda, potencialmente fatal, de acordo com especialistas em saúde pública.
O caso de uma mulher de 63 anos que morreu de complicações da Dengue adquirida no Novo México ou Texas em 2012, e recentemente relatado, indica que os médicos devem considerar um diagnóstico de dengue adquirida localmente ou associada ao turismo. Os vetores do vírus da Dengue estão presentes na maioria dos estados norte-americanos e a importação deles por viajantes resultou em recentes surtos de dengue na Flórida, Havaí e Texas.
A Dengue é causada por um dos quatro vírus (DENV 1 a DENV 4) transmitidos por mosquitos, incluindo espécies comuns nos Estados Unidos. Os sintomas característicos incluem febre, cefaléia, mialgia e leucopenia. A mialgia associada é tão dolorosa que a dengue recebeu a alcunha de "febre quebra-ossos".
Pelos sinais e sintomas da Dengue serem inespecíficos e os médicos americanos estarem pouco familiarizados com a doença, a dengue pode estar sendo erroneamente diagnosticada como vírus do Nilo Ocidental, gripe ou outra doença febril aguda. O CDC enfatiza a importância de os médicos permanecerem alertas e recomendarem às pessoas em áreas de alto risco usar repelente, telas nas janelas e manter os recipientes de água vazios.
A mulher representou a terceira morte relacionada com dengue nos Estados Unidos, bem como foi a primeira fatalidade associada à Dengue envolvendo a séria complicação linfoistiocitose hemofagocítica (HLH). HLH é uma síndrome hiperinflamatória potencialmente fatal caracterizada por febre persistente, pancitopenia, hepatoesplenomegalia e aumento da ferritina sérica. O relato completo deste caso pode ser lido
clicando aqui.
FONTE: Morb Mortal Wkly Rep. January 24, 2014 / 63(03);49-54.