REVISÃO APONTA OS MELHORES DISPOSITIVOS E TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NASAIS.
Data de Publicação: 05/02/2014

Os tratamentos tópicos estão sendo comumente empregados para a gestão da rinite e da rinossinusite crônica (RSC) dado o potencial de aumento da atividade das drogas no local e de se evitar os efeitos colaterais sistêmicos. Considerando que a rinite alérgica e condições similares requerem entrega ideal para a cavidade nasal, a terapia tópica eficaz para a RSC deve ter a penetração nos seios paranasais para além da cavidade nasal.
Uma revisão sistemática da literatura estudou como as terapias tópicas utilizadas no tratamento das doenças sinusais são distribuídas nas cavidades nasais e paranasais. Um total de 32 estudos atenderam aos critérios de inclusão.
As conclusões foram que a cirurgia endoscópica sinusal aumenta a distribuição de terapias tópicas em todos os seios, mas não tem nenhum impacto no alcance da droga na cavidade nasal. Quando foram analisados os dispositivos, aqueles com irrigação de grande volume (>50ml) mostraram melhor penetração nos seios paranasais e na cavidade nasal. Dispositivos de baixo volume, incluindo sprays, gotas e nebulizadores, não conseguiram penetrar de forma confiável e distribuir para os seios paranasais, independentemente do estado cirúrgico do paciente.
A posição com a cabeça para baixo e para a frente foi a ideal para a distribuição da terapia tópica ao utilizar dispositivos de alto volume. Deitar a cabeça para trás ou deitar a cabeça para a lateral e para baixo otimiza a entrega para a cavidade nasal com os dispositivos de baixo volume.
Os resultados deste estudo têm implicações importantes sobre o tratamento da doenças rinológicas com terapia tópica.
Veja imagens sobre sinusites no PneumoImagem,
clicando aqui.
FONTE: Thomas WW 3rd et al. Distribution of topical agents to the paranasal sinuses: an evidence-based review with recommendations. Int Forum Allergy Rhinol. 2013;3:691-703.