PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

ESTUDO AVALIA A SUSPENSÃO PRECOCE DE ANTIBIÓTICOS EM PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA

Data de Publicação: 01/10/2013

ESTUDO AVALIA A SUSPENSÃO PRECOCE DE ANTIBIÓTICOS EM PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICAA gama de antibióticos disponíveis está diminuindo. Ferramentas para ajudar a interromper o início de antibióticos não são apenas úteis, mas também desejadas. Estudo de coorte de três anos incluiu 89 pacientes que estavam em uso de antibióticos para suposta pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e que tinham lavado broncoalveolar (LBA) realizado em 24 horas.

Foram estudados os pacientes cujas culturas cresceram ≤ 10a4 unidades formadoras de colônias. Médicos interromperam o uso de antibióticos em 45% (n=40) dos pacientes no prazo de um dia após conhecer os resultados da cultura (grupo descontinuação precoce [EDC]). Os 55% restantes dos pacientes compuseram o grupo de comparação (grupo descontinuação tardia [LDC]).

A mortalidade geral e o tempo de morte não foram alterados com a interrupção precoce de antibióticos, mesmo após o ajuste para a gravidade da doença. A duração de antibióticos foi menor no grupo EDC. Foi também demonstrado que superinfecção foi mais comum no grupo LDC (42,9% versus 22,5% no grupo de EDC, P = 0,08).

Os investigadores também avaliaram superinfecção multirresistente, definida como infecção resistente a três ou mais classes de antibióticos e que envolva um produtor de beta-lactamase de espectro estendido ou Staphylococcus aureus resistente à meticilina. O grupo EDC teve significativamente menos superinfecções multirresistentes (7,5% vs 35,7%, P = 0,03).

O interessante sobre este estudo é que a gravidade da doença em ambos os grupos foi alta (APACHE II de 26 ± 6, mortalidade prevista de aproximadamente 50%), e 89,9% dos pacientes preencheram os critérios clínicos pré-definidos para PAV, na ausência de dados microbiológicos para apoiar o diagnóstico.

Os críticos deste estudo apontam que houve o mínimo de informação sobre a forma como as amostras foram obtidas e não há detalhamento sobre a técnica de coleta do LBA ou mini-LBA. Técnica de coleta do LBA pode afetar a qualidade da amostra recuperada.

Dado o pequeno tamanho da amostra, é possível que a maior parte dos pacientes graves estivesse no grupo LDC. Se assim for, as superinfecções podem representar infecções não reconhecidos pelo LBA inicial ou mini-LBA. O tamanho da amostra também afeta a capacidade de detectar diferenças de mortalidade entre os grupos. A análise post hoc sugere que uma amostra de 800 pacientes seria necessária para ver as diferenças de mortalidade. Independentemente disso, este trabalho fornece informações sobre capacidade das culturas quantitativas para dirigir a terapia em PAV presumida e para ajudar na suspensão precoce da terapia antibiótica alvo-dirigida.

Fonte: Raman K, Nailor MD, Nicolau DP, Aslanzadeh J, Nadeau M, Kuti JL
Crit Care Med. 2013:41;1656-1663

Veja imagens de pneumonia no PneumoImagem clicando aqui.

Compartilhe: