PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

METANÁLISE MOSTROU REDUÇÃO DA MORTALIDADE COM A ASSOCIAÇÃO DE CORTICÓIDE AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE

Data de Publicação: 24/03/2013

METANÁLISE MOSTROU REDUÇÃO DA MORTALIDADE COM A ASSOCIAÇÃO DE CORTICÓIDE AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSEDeve-se ter muito cuidado na avaliação desta metanálise de inglesa publicada na última semana que mostrou redução da mortalidade da tuberculose com a associação de corticóide sistêmico ao tratamento.

O estudo apontou que corticosteróides adjuvantes podem reduzir a mortalidade por todas as formas de tuberculose em 17%, não importando qual o órgão foi afetado. Os investigadores levantaram trabalhos com pacientes diagnosticados com qualquer forma de tuberculose publicados entre 1955-2012, o que envolveu 41 estudos com 3.560 pacientes tratados e 2.982 pacientes de controle. Os tipos de esteróides prescritos foram variados, assim como a dose e duração.

Os resultados devem ser interpretados com cautela, haja vista um polimorfismo recentemente identificado no gene que codifica o leucotrieno A4 hidrolase poderia esclarecer quais pacientes são mais suscetíveis à meningite tuberculosa. Corticosteróides reduziram a mortalidade em pacientes com o fenótipo hiperinflamatório, mas foram prejudiciais para os pacientes com o fenótipo hipoinflamatório.

Na metanálise inglesa há também deficiências nos estudos incluídos. As limitações incluem a pequena dimensão dos trabalhos, os métodos de divulgação menos rigorosos e muitos dos estudos incluídos são anteriores à utilização de terapias de combinação modernas. Além disso, muitos ensaios ocorreram antes do advento do HIV e da ascensão da tuberculose resistente a medicamentos. Como os eventos adversos são pouco relatadas em estudos mais antigos, os autores defendem que são necessários novos testes para se avaliar com mais precisão os benefícios e os riscos do uso de corticosteróide adjuvante no tratamento da tuberculose (Lancet Infect Dis. 2013; 13:186-188, 223-237).

Veja imagens sobre as várias formas de tuberculose pulmonar e também pericárdica no PneumoImagem clicando aqui.

Compartilhe: