PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

NOVAS DIRETRIZES PARA O TRATAMENTO DA FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: LEIA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS.

Data de Publicação: 21/07/2015

NOVAS DIRETRIZES PARA O TRATAMENTO DA FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: LEIA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS.As principais sociedades respiratórias internacionais publicaram uma atualização das diretrizes para o tratamento da Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) na última semana. A American Thoracic Society (ATS), European Respiratory Society (ERS), Japanese Respiratory Society, e a Latin American Thoracic Association (ALAT) resumiram os avanços significativos que foram alcançados no manejo clínico de FPI nos últimos anos. Os especialistas, presididos por Ganesh Raghu, MD, da University of Washington Medical Center, avaliaram as evidências utilizando o escore Grading of Recommendations, Assessment, Development, and Evaluation (GRADE), no qual as recomendações são marcadas como quer "forte" ou "condicional."

A atualização foi motivada pela publicação dos resultados do estudo PANTHER-IPF, que investigou a eficácia da terapia tripla com prednisona, azatioprina, e N-acetilcisteina para a Fibrose Pulmonar Idiopática. O estudo verificou que essa terapia aumentou a taxa de morte em cerca de 10 vezes e, assim, as novas orientações têm uma forte recomendação contra a essa terapia tripla. O painel permanece com a recomendação condicional de 2011 contra o uso de N-acetilcisteína como monoterapia para FPI.

Outras alterações dignas de nota incluem recomendações condicionais para o uso de nintedanib e da pirfenidona. Estes são novos medicamentos e as diretrizes atualizadas citam ensaios clínicos que suportam a sua eficácia.

As novas diretrizes também dão uma forte recomendação contra o uso de anticoagulação, imatinib, e ambrisentan. Especificamente, a varfarina não deve ser utilizada em pacientes com FPI se não houver uma indicação alternativa para a sua utilização.

As orientações também dão uma recomendação condicional contra o uso de sildenafil, macitentan, e bosentan.

Recomenda-se condicionalmente o uso da terapia antiácida em pacientes sem sintomas de refluxo gastroesofágico.

Essa revisão sistemática das evidências aponta para a necessidade de mais pesquisas e estudos de longo prazo sobre segurança e eficácia especialmente para os tratamentos que receberam recomendações condicionais. Essas novas diretrizes capacitam o médico para fazer as escolhas mais adequadas de tratamento para o paciente com FPI e incentivam a tomada da decisão terapêutica compartilhada com o paciente bem informado.

Para ver imagens de Fibrose Pulmonar Idiopática no PneumoImagem, clqie aqui.

FONTE: Am J Respir Crit Care Med.2015;192:e3-e19.

Compartilhe: