PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

PACIENTES COM DPOC SÃO SUBTRATADOS PARA DOENÇA CARDIOVASCULAR

Data de Publicação: 25/02/2014

PACIENTES COM DPOC SÃO SUBTRATADOS PARA DOENÇA CARDIOVASCULARA mortalidade em um ano em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) é significativamente maior em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) do que em pacientes sem doença pulmonar subjacente, segundo os dados de uma grande amostra de Registro Sueco. Surpreendentemente, no entanto, este risco aumentado diminuiu substancialmente em análises que controlavam tanto as doenças associadas e os padrões de tratamento, apontando para subtratamento significativo de doença cardiovascular nos pacientes com DPOC.

Foram avaliadas 81.191 hospitalizações por IAM entre 2005 e 2010. Destes, 4867 (6%) também tinham DPOC, de acordo com o diagnóstico da alta hospitalar. Em um ano, a mortalidade foi quase duas vezes maior nos pacientes com DPOC comparados aos pacientes sem DPOC (24,6% vs 13,8% - HR 1,86), assim como o risco de reinfarto e insuficiência cardíaca.

Após o ajuste para doenças associadas, no entanto, a mortalidade ainda maior em pacientes com DPOC foi atenuada (HR 1,32). Após ajuste adicional para medicamentos e outros tratamentos utilizados para IAM durante a internação e na alta, o aumento da mortalidade foi reduzida ainda mais (HR 1,14).

Observou-se que a maioria dos tratamentos recomendados para IAM eram menos comuns no grupo DPOC, incluindo o uso de trombólise pré-hospitalar, a anticoagulação, os inibidores GP IIb / IIIa, beta-bloqueadores, a angiografia coronária e stents.

Os resultados mais marcantes deste estudo são os problemas das doenças associadas e o subtratamento. O subdiagnóstico e o subtratamento da DPOC são um problema já identificado em outros estudos, como o PLATINO documentou na cidade de São Paulo e destacou a importância da realização de testes de função pulmonar em pacientes com história de tabagismo. No entanto, se o paciente tem DPOC, deve-se também suspeitar que outras doenças também estejam presentes, como a insuficiência cardíaca e outras manifestações de doença cardiovascular.

Este estudo também ressalta que não se deve abster do tratamento do IAM apenas porque os pacientes têm DPOC, como o uso de beta-bloqueadores cardiosseletivos, já comprovados como sendo seguros e eficazes nesses doentes. Além disso, deve-se estar mais consciente da interação negativa de DPOC e síndromes coronárias agudas, pois ambas as condições compartilham alguns fatores de risco comuns e a DPOC parece piorar os resultados após as síndromes coronárias agudas.

Veja imagens de DPOC no PneumoImagem, clicando aqui.

Fonte: Andell P, Koul S, Martinsson A, et al.Impact of chronic obstructive pulmonary disease on morbidity and mortality after myocardial infarction. Open Heart 2014; DOI:10.1136/openhrt-2013-000002.

Compartilhe: