Data de Publicação: 20/04/2022

A Anvisa aprovou o uso emergencial de Tixagevimabe/Cilgavimabe no Brasil, uma combinação de anticorpos monoclonais de ação prolongada para a prevenção da Covid-19 em pacientes ainda desprotegidos mesmo com o avanço da vacinação.
A combinação Tixagevimabe/Cilgavimabe fornece anticorpos humanos prontos (imunização passiva) para proteger o paciente imunocomprometido de uma possível infecção com COVID.
Está indicado para indivíduos com comprometimento imunológico moderado a grave devido a uma condição médica (transplantados, portadores de neoplasias) e/ou ao recebimento de medicamentos ou tratamentos imunossupressores e podem não apresentar uma resposta imunológica adequada à vacinação.
Também pode ser indicado para quem a vacinação com qualquer vacina COVID-19 disponível não é recomendada devido a uma história de reação adversa grave à vacina ou a componentes da vacina COVID-19.
Essa profilaxia pré-exposição, administrada por via intramuscular, estará disponível para indivíduos adultos e pediátricos (12 anos de idade ou mais e pesando pelo menos 40 kg) e que não estão atualmente infectados pelo SARS-CoV-2 e não tiveram uma exposição recente conhecida a um indivíduo infectado com SARS-CoV-2.