PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

USO DE FIBRINOLÍTICO EM EMBOLIA PULMONAR DE RISCO INTERMEDIÁRIO

Data de Publicação: 24/05/2014

USO DE FIBRINOLÍTICO EM EMBOLIA PULMONAR DE RISCO INTERMEDIÁRIOO papel da terapia fibrinolítica em pacientes com embolia pulmonar de risco intermediário é controversa. Um estudo duplo-cego randomizado, realizado em 13 centros da Europa, EUA e Israel, comparou tenecteplase e heparina com placebo mais heparina em pacientes normotensos com embolia pulmonar de risco intermediário. Os doentes apresentavam disfunção do ventrículo direito ao ecocardiograma ou tomografia, bem como lesão miocárdica calculada por um teste positivo para troponina I ou troponina T. O desfecho primário foi a morte ou instabilidade hemodinâmica (ou choque) no prazo de 7 dias após a randomização. Os principais objetivos para segurança foram hemorragia grave e AVC isquêmico ou hemorrágico em até 7 dias após a randomização.

Foram incluídos 1005 indivíduos normotensos com embolia de pulmão, distribuídos em um grupo de Tratamento (n = 506) e outro de controle (n = 499). Morreram ou sofreram descompensação hemodinâmica 13 indivíduos tratados e 28 não tratados (respectivamente, 2,6 e 5,6% - OR=0,44 no grupo tratado). Nos sete primeiros dias houve seis mortes entre os pacientes tratados e 9 entre os controles (1,2 e 1,8%, p = 0,42). Em 30 dias houve 12 mortes no grupo de tenecteplase e 16 no de controle (respectivamente, 2,4 e 3,2%, p = 0,42). Sofreram hemorragias extracranianas 32 pacientes tratados e 6 controles (6,3 e 1,2%, p <0,001). Tiveram AVC 12 pacientes do grupo de tenecteplase (2,4%), 10 deles de caráter hemorrágico. No grupo de controle, apenas um paciente sofreu um AVC hemorrágico (0,2%). A diferença resulta estatisticamente significativa: p = 0,003.

Como conclusões, o estudo mostrou que em pacientes com embolia pulmonar de risco intermediário, o uso do fibrinolítico impediu a descompensação hemodinâmica, mas aumentou o risco de hemorragia grave e acidente vascular cerebral.

Veja imagens sobre embolia pulmonar no PneumoImagem, clique aqui.

FONTE: Meyer G, Vicaut E, Danays T e colaboradores, pelos pesquisadores do grupo PEITHO. N Eng J Med. 2014; 370(15): 1402-11.

Compartilhe: