VACINA CONTRA A COVID DA AZ-FIOCRUZ É CONTRAINDICADA EM PESSOAS COM HISTÓRIA DE TROMBOEMBOLIA E TROMBOCITOPENIA
Data de Publicação: 02/07/2021

A AstraZeneca divulgou uma atualização na bula da Vacina COVID-19 (recombinante) - (AstraZeneca/ Fiocruz) com alertas a respeito de fenômenos tromboembólicos e contraindicação para o seu uso em indivíduos com histórico de Síndrome de Trombose e Trombocitopenia (STT).
A Vacina da AstraZeneca/ Fiocruz é indicada para imunização ativa para prevenir a COVID-19 causado pelo SARS-CoV-2 em indivíduos com 18 anos de idade ou mais. Uma combinação de trombose e trombocitopenia, em alguns casos acompanhada de hemorragia, foi observada muito raramente após a vacinação com Vacina AstraZeneca/Fiocruz. Isso inclui casos graves de trombose venosa, incluindo locais incomuns, como trombose do seio venoso cerebral e trombose de veias esplâncnica, bem como trombose arterial, concomitante com trombocitopenia. A maioria desses casos ocorreu nas primeiras duas semanas após a vacinação.
Os profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas de tromboembolismo e trombocitopenia. A empresa alerta que os indivíduos com diagnóstico de trombocitopenia durante o 4o ao 30o dia posteriores à vacinação com a Vacina AstraZeneca/Fiocruz devem ser orientados quanto aos sinais de trombose.
Aqueles com diagnóstico de trombose durante o 4º ao 30º dia posteriores a essa vacinação devem ser investigados quanto a trombocitopenia.
Os vacinados devem ser instruídos a procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sintomas como falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor nas pernas ou dor abdominal persistente após a vacinação. Além disso, qualquer pessoa que apresentar cefaleia de forte intensidade e progressiva ou sintomas neurológicos persistentes e/ou atípicos (em especial entre o 4o e 30o dia), incluindo visão turva, confusão, convulsões ou sinais de hipertensão intracraniana após a vacinação. Petéquias, hematomas ou outras manifestações hemorrágicas fora do local da vacinação também são sinais de que se deve procurar atendimento médico imediato.
Para ver imagens das fases evolutivas da Covid19 nos pulmões,
clique aqui.
Fonte: Equipe de Informações Médicas e Farmacovigilância da AstraZeneca
(MG)