VEGETARIANOS POSSUEM MAIS ALERGIAS E OUTROS PROBLEMAS DE SAÚDE
Data de Publicação: 14/04/2014

Estudos de base populacional têm mostrado consistentemente que a nossa dieta tem uma influência sobre a saúde. O objetivo deste estudo austríaco e não patrocinado foi analisar as diferenças entre os vários grupos de hábitos alimentares em termos de variáveis relacionadas à saúde.
A amostra utilizada para este estudo transversal foi retirada da Austrian Health Interview Survey AT-HIS 2006/07. Em uma primeira etapa, os indivíduos foram pareados de acordo com a sua idade, sexo e nível socioeconômico (NSE). Depois dessa correspondência, o número total de indivíduos incluídos na análise foi 1320 (N = 330 para cada forma de dieta - vegetariano, dieta carnívora rica em frutas e legumes, dieta carnívora menos rica em carne e dieta carnívora rica em carne).
No geral, 76,4% de todos os indivíduos eram do sexo feminino. 40,0% dos indivíduos tinham menos de 30 anos, 35,4% entre 30 e 49 anos e 24,0% mais de 50 anos. 30,3% dos indivíduos tinham baixo NSE, 48,8% NSE mediano e 20,9% tinham NSE alto.
Análises de variância foram realizados controlando os fatores de estilo de vida nos domínios de saúde, cuidados de saúde e qualidade de vida. Além disso, as diferenças relativas à presença de 18 condições crônicas foram analisadas por meio de testes de qui-quadrado.
Os resultados revelaram que uma dieta vegetariana está relacionada a um menor IMC e consumo menos frequente de álcool. Além disso, os resultados mostraram que uma dieta vegetariana está associada a piores condições de saúde (maior incidência de câncer, alergias e distúrbios de saúde mental), uma maior necessidade de cuidados de saúde e pior qualidade de vida.
Para ler o estudo na íntegra,
clique aqui.
FONTE: Burkert NT, Muckenhuber J, Großschädl F, Rásky É, Freidl W (2014) Nutrition and Health – The Association between Eating Behavior and Various Health Parameters: A Matched Sample Study. PLoS ONE 9(2): e88278. doi:10.1371/journal.pone.0088278